Aeroporto de Petrolina alerta sobre uso indevido de raio laser contra aeronaves.

Aeroporto de Petrolina alerta sobre uso indevido de raio laser contra aeronaves.

setembro 26, 2022 Off Por motoractionbrasil
Aeroporto
Em 2022, o Aeroporto de Petrolina já registrou quatro relatos de interferência de raio laser (foto: divulgação)

Ocorrências duplicaram na região do aeroporto de Petrolina

O uso indevido de ponteiras de raio laser contra cabines de comando das aeronaves é um risco potencial para segurança das operações aéreas.

No Aeroporto de Petrolina (PE), o número de ocorrências desta natureza duplicou no período de um ano. Por isso, a CCR Aeroportos, concessionária que administra o aeroporto localizado no sertão pernambucano, pede a colaboração da população.

Segundo o Setor de Segurança Operacional da CCR Aeroportos, em 2022, o Aeroporto de Petrolina registrou quatro relatos de interferência de raio laser contra aeronaves. O número é o maior já registrado no aeroporto nos últimos cinco anos e representa o dobro do registrado em 2021.

O raio laser, quando apontado contra a cabine de comando de um avião, provoca distração, ofuscamento e cegueira momentânea, que podem comprometer a habilidade dos pilotos durante os procedimentos de pousos e decolagens, que são os momentos mais delicados do voo. Os danos podem levar à situação extrema de perda de controle em voo, em especial, nos casos de aeronaves tripuladas por um único piloto.

“Desde que assumiu a administração do Aeroporto de Petrolina, a CCR Aeroportos trabalha para aumentar cada vez mais a segurança das operações. Nesse sentido, a concessionária solicita o apoio da população para que não use indevidamente raio laser, assim todos colaboram para não colocar em risco a vida dos passageiros e tripulantes que estão a bordo de uma aeronave”, destaca o gerente do Aeroporto de Petrolina, Jamerson Vasconcelos.

Vale ressaltar que, conforme o Código Penal, Art. 261, expor a perigo aeronave ou praticar qualquer ato que possa impedir ou dificultar a navegação aérea é crime, com pena de dois a cinco anos de prisão.

Sobre a CCR Aeroportos | A CCR Aeroportos, Negócio do Grupo CCR, opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em quatro países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil.

Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros/ano.