Mercedes-Benz expande pistas de testes em parceria com a Bosch.

Mercedes-Benz expande pistas de testes em parceria com a Bosch.

novembro 14, 2022 Off Por motoractionbrasil

Novo campos de provas no interior de São Paulo abre no início de 2023 com espaço para testes de veículos pesados e leves.

Pistas de testes
A nova pista de testes estará disponíveis para outras empresas interessadas em testar seus veículos.

Em fase final das obras do Centro de Testes Veiculares de Iracemápolis (CTVI), no interior de São Paulo, o consórcio formado por Mercedes-Benz e Bosch para construção e utilização das pistas servirá não apenas para que as duas empresas validem seus produtos como também como novo modelo de negócio às companhias.

Isso porque o espaço estará aberto a outras montadoras, sistemistas e qualquer empresa e órgão interessados em testar, validar e homologar produtos, sejam carros, caminhões, ônibus e até tratores.

Pistas de testes
Uwe Baake, chefe mundial Engenharia Mercedes-Benz Trucks.

Nesta quinta-feira, dia 10, Uwe Baake, chefe mundial Engenharia Mercedes-Benz Trucks, conversou com um grupo de jornalistas no estande da Mercedes-Benz do Brasil, na Fenatran, para antecipar alguns detalhes do novo campo de provas, que será aberto no primeiro trimestre de 2023.

Complexo de excelência

Comparado ao que a Mercedes possui na Alemanha, o novo campo de provas poderá receber não só produtos que venham da Europa, quando a capacidade por lá estiver esgotada, como do centro de testes da China, que não é tão completo como o de Iracemápolis.

Até então, a Mercedes aproveitou o espaço chamado de Fase 1 para testar e avaliar toda a frota de Euro 6, que está presente na Fenatran e chega às ruas em 2023.

De todas as pistas, a de durabilidade será mantida com exclusividade pela Mercedes-Benz. O restante será disponibilizado para locação.

A pista de alta velocidade para veículos leves é inédita, garante Baake. “Aqui na América Latina não há um centro de testes comparável a esse, com tudo o que é possível fazer aqui. A pista de alta velocidade é uma pista oval com duas curvas inclinadas e feita de asfalto e não concreto, o que aumenta sua precisão na coleta de dados”, explica o executivo.

O complexo ainda contará com pistas de dinâmica veicular, para testes de segurança e eficiência energética; de dirigibilidade, com superfícies em diferentes níveis; duas pistas de baixo e médio atrito, que são irrigáveis com sistema de baixa pressão, o que não influencia ou prejudica a coleta de dados, e pista de conforto, com asfalto ruim, paralelepípedo, valetas e lombadas.

O centro também estará apto a receber veículos elétricos e autônomos leves e pesados.

Com toda a oferta de testes locais, a Mercedes-Benz afirma que já atingiu uma importante economia com menos uso de protótipos.

O CTVI vai dispor de gestão de tráfego, operacional e de segurança, mas a equipe de engenharia, para coleta e testes, ficará por conta da empresa que alugar e utilizar o espaço.

O consórcio não informa quanto está investindo na Fase 2, mas a Fase 1, que recebeu cerca de R$ 100 milhões para sua construção e foi inaugurada em 2016, já recuperou o investimento.