Tempo de entrega do varejo reduziu 30% desde 2021, aponta project 44.
maio 11, 2023O levantamento relaciona as taxas de pontualidade mais baixas ao prazo agressivo que algumas empresas prometem para as entregas.
O tempo de entrega prometido pelo varejo diminuiu 30% desde 2021 nos EUA, o equivalente a uma média de dois dias, segundo dados divulgados no relatório da project44, na quinta-feira, 11. A empresa, líder em tecnologias de visibilidade, divulgou também que a pontualidade nas operações last mile – ou “última etapa”, quando mercadorias saem dos centros de distribuição para entrega aos consumidores finais,permaneceu estável em abril, com melhora de 1% em comparação ao mês de março.
Outra conclusão divulgada pelo relatório é de que um fator que contribui para as taxas de pontualidade mais baixas é o prazo agressivo prometido por algumas empresas para as entregas. Varejistas como a Amazon, por exemplo, que oferecem entrega no dia seguinte, mudaram as expectativas dos consumidores em relação às compras on-line, e as empresas estão pressionando armazéns e transportadoras para atender a tais previsões de envio.
Outra curiosidade detectada no levantamento, diz respeito ao tempo “do clique à entrega”, que mede a quantidade de tempo de espera de um consumidor por seu pedido, desde o momento em que a encomenda é feita até quando ela é entregue. Esse medidor continua estável para 2023, demonstrando, que tanto os armazéns quanto as transportadoras, conseguiram superar os problemas de mão de obra e capacidade enfrentados durante a pandemia.
Por fim, o relatório conclui que “olhando para os prazos de entrega históricos, o ano de 2023 apresenta prazos de entrega mais rápidos em relação ao que o mercado de last mile vivenciou em anos”. Pois, em abril de 2021, a média entre a data do pedido e a data de entrega foi de 5,8 dias; em abril de 2022, 5,6 dias. Agora, em abril de 2023, a média caiu para 4 dias, o que representa uma redução de 31% nos prazos de entrega.
Por: Ana Ferreira