Scania anuncia investimento grandioso no Centro Logístico de Vinhedo
outubro 27, 2023Após 10 anos de operação, o Centro Logístico de Peças de Reposição vai aumentar 50% do seu tamanho.
Após 10 anos de operação no Brasil, o Centro Logístico de Peças de Reposição da Scania, localizado em Vinhedo-SP, vai receber um aporte de R$ 65,7 milhões. O principal objetivo é aumentar a área de 15.000 m² para 22.500m². Segundo a montadora, o espaço é a maior limitação atualmente.
O investimento foi aprovado em setembro deste ano e o projeto está na parte de layout e infraestrutura. A Scania quer aumentar a área da planta para capacitar a busca por novos mercados e o aumentar o pool já existente. A implementação está prevista para acontecer daqui 18 meses, em meados de 2025.
“O mercado mexicano, por exemplo, é um exemplo. Ele teve um crescimento que nos surpreendeu. Estamos sempre estudante a viabilidade desses novos que tenham potencial.” Explicou Paulo Moraes, Vice-Presidente de Vendas e Marketing da Scania para América do Sul, em coletiva à imprensa.
Os executivos citaram o desejo de melhorar a distribuição de peças, qualificando os processos e fluxos. Além disso, preparar o espaço para receber itens relacionados a novos produtos, como os veículos elétricos. A Scania planeja, globalmente, ter os modelos eletrificados representando mais da metade do seu volume de vendas de veículos novos até 2030.
Centro Logístico da Scania em números
Atualmente o LPC (Logistic Production Center) soma 170 vagas de trabalho (30 indiretas) e tem saída de 5.500 linhas faturadas por dia. Diariamente são escoadas 42 mil peças para distribuição ou armazenamento para reposição pós-venda. Entre as peças que entram, 60% são importadas, 25% nacionais e 15% são SBC. Ao todo são mais de 23 mil itens armazenados para pronta entrega.
“A projeção é aumentar 50% da locações em questão de capacidade de produção, então chegar em 7 mil linhas e 63 mil peças por dia. Entretanto a evolução de métodos e ferramentas pode nos fazer passar disso ainda.” Explica Paulo Moraes. O executivo ainda lembrou que um passo futuro, para os próximos anos, é expandir a área para além dos 22.500 m², chegando à 30 mil m².
Tecnologia como ponto-chave
A Scania também aposta fortemente no desenvolvimento tecnológico para buscar qualquer tipo de ganho no segmento de peças de reposição. Um bom case disso é o acompanhamento de dados coletados dos caminhões em tempo real. Ele possibilita um serviço de manutenção programada. Ou seja, os dados ajudam a antecipar a necessidade e, segundo a empresa, reduzir o tempo de parada do caminhão em até 30%.
Outro caso interessante é o DSM Scania, que é um sistema de gestão de estoque de peças das concessionárias com inteligência artificial. Ele aprende qual o perfil de consumo da Casa Scania, analisando histórico dos clientes e tipos comuns no transporte, e adianta essa reposição das peças.
Somando os esforços financeiros e tecnológicos, a gigante quer crescer e aumentar sua fatia do mercado em todos os segmentos possíveis na América do Sul. “Hoje abastecemos 180 pontos no país, somados à outros internacionais como Bélgica, África do Sul e América Central. Com esse aporte estamos nos preparando para o futuro, cliente e disponibilidade de peças é o foco”. Finaliza o executivo.
Por: Redação