Hilux a hidrogênio dará as caras nas Olimpíadas de Paris
junho 14, 2024Faltam poucos dias para o início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. E não são só os atletas que estão na contagem regressiva para o maior evento do esporte mundial.
A Toyota corre para apresentar a nova versão a hidrogênio da picape Hilux nas Olimpíadas.
A Toyota corre para apresentar a nova versão a hidrogênio da picape Hilux nas Olimpíadas.
A Toyota, visando atender à crescente tendência global à descarbonização, desenvolveu 10 protótipos da Hilux movida a hidrogênio. A caminhonete média busca uma alternativa aos combustíveis fósseis e à eletricidade, utilizando a tecnologia do sedã Mirai.
Projeto desenvolvido na Grã-Bretanha
A matriz da montadora japonesa na Grã-Bretanha foi a responsável pelo projeto, revelado no fim de 2022. O primeiro protótipo foi apresentado no segundo semestre do ano passado. Dos 10 veículos com esta tecnologia, cinco são destinados aos estudos de campo – para testes como durabilidade, desempenho e segurança – enquanto o restante será utilizado como demonstração para clientes e a mídia.
A caminhonete equipada com esta tecnologia tem visual parecido com o da versão a combustão, com 5,32 m de comprimento e criada em cima da versão de cabine estendida.
Tecnologia promissora
A Hilux movida a hidrogênio possui três tanques de hidrogênio de alta pressão integrados ao chassi, com capacidade de 7,8 kg. O modelo conta ainda com uma pilha de células de combustível de eletrólito de polímero, capazes de produzir energia e armazená-la em uma bateria de íons de lítio, posicionada na parte de trás da caminhonete.
O projeto conta com um motor elétrico instalado no eixo traseiro, que rende 180 cv e 30,5 kgfm de torque, com tração traseira. Por ser um motor leve, a caminhonete movida a hidrogênio possui maior capacidade de reboque e de carga útil se comparada com uma caminhonete 100% elétrica. A autonomia é de 600 km entre os reabastecimentos.
Desenvolvimento em andamento
A montadora, pioneira em veículos flex, está realizando diversos testes com células de hidrogênio, visando equipar os variados modelos do portfólio da fabricante. Sua terceira geração está em desenvolvimento e tem previsão de equipar os modelos na linha de produção entre 2026 e 2027.
Segundo os executivos da marca, a expectativa é que a Europa seja o maior mercado consumidor desta tecnologia de célula de combustível até 2030. Por enquanto, a Toyota Hilux movida a hidrogênio ainda não tem data de lançamento oficial confirmada e nem confirmação de vinda ao Brasil.
A iniciativa da Toyota demonstra que as montadoras cada vez mais estão se dando conta da necessidade de desenvolver alternativas sustentáveis para seus veículos, alinhando-se às demandas de um mercado cada vez mais consciente dos impactos ambientais.
Por: Paula Carvalho
Fonte: Auto Esporte / CarrosComCamanzi