GS Racing vence as três principais categorias do 25º Transparaná
fevereiro 25, 2019Foi atravessando o estado do Paraná que a equipe GS Racing deu a largada para a sua história de títulos. Entre os dias 13 e 16 de fevereiro foi realizada a 25º edição do Transparaná, que passou pelas cidades de Guarapuava, Ivaí, Imbituva, Castro e Curitiba. Após quatro dias de provas, a nova equipe de rally regularidade projetada pelo campeão do Rally dos Sertões, Gustavo Schmidt (Guga), já conquistou o alto do pódio nas três principais categorias do 25º Transparaná.
Apesar de novidade, a GS Racing já conta com campeões consagrados em seu time de pilotos e navegadores. E eles fizeram bonito na primeira participação pela equipe. A dupla campeã da categoria Master no Transparaná 2019 é formada pelo piloto Flávio Roberto Kath (Poder), de Blumenau (SC), e pelo navegador Rafain Walendowski, de Brusque (SC). E eles não são apenas campeões, são tetracampeões da competição.
É tetra!
De acordo com Rafain, o Transparaná é uma prova longa e desafiadora. São 14 etapas no total, a serem cumpridas em quatro dias de provas. “A dificuldade sempre é grande porque vai mudando o tipo de terreno e a característica da prova a cada dia. A concentração nessas 14 etapas é essencial para quem quer ganhar. É preciso ter um bom entrosamento entre o piloto e o navegador e ter um carro para aguentar o tranco durante todo o percurso. É uma somatória de fatores para sair com a vitória. Nós já vencemos três vezes, essa foi a quarta no total e a terceira seguida”, comenta.
Para conquistar o tetra, Flávio e Rafain precisaram superar um problema na quinta-feira que fez a dupla perder duas etapas da prova. No entanto, o que poderia ser o adeus ao título em uma competição como o Transparaná – onde o campeão é decidido ponto a ponto – acabou virando uma virada histórica. “Um arame de aço enrolou no diferencial dianteiro e no traseiro, estragando o freio e danificando o veículo. Ficamos um pouco distantes dos adversários, mas teríamos mais quatro etapas e a prova só acaba no fim. Consegui mandar bem no último dia, fizemos dois primeiros, um segundo e um terceiro lugares, e os nossos adversários não andaram tão bem”, conta o navegador tetracampeão.
Campeão do Sertões e do Transparaná
Já o piloto José Carlos Silva, de Cuiabá (MT), chegou no 25º Transparaná como campeão do Rally dos Sertões do ano passado e confirmou o favoritismo levando a GS Racing para o alto do pódio novamente. Ao lado do navegador Marcelo Ritter, de Santana do Livramento (RS), o piloto conquistou o primeiro lugar na categoria Graduado. “Foi realmente uma prova muito difícil, mas com o bom trabalho do meu navegador conseguimos obter bons resultados e subir no pódio”, aponta José, que é carinhosamente mais conhecido entre os competidores como “Zé do Chapéu”.
11 anos e já campeão do Transparaná
Quando o navegador Bernardo Schafer nasceu o Transparaná já tinha mais de uma década de história pelas estradas do Sul do Brasil, mas o garoto prodígio da navegação precisou de apenas 11 anos de vida para estar pronto para ser o campeão do Transparaná pela categoria Turismo.
Também representando a GS Racing no topo do pódio, Bernardo compete ao lado do pai, o piloto Junior Andrade. A dupla vem de Piratuba (SC). “A alegria de competir ao lado do meu filho e fiel amigo é muita, uma sensação única que nos proporciona adrenalina e prazer no que estamos fazendo. Ele me transmite energia quando estamos juntos. No primeiro ano como navegador já nos trouxe muitas alegrias conquistando o Transcatarina na categoria Turismo Light, a Copa Scherer 4×4 Carbon Free, a Copa SC Racing na categoria Pais e Filhos e agora o Transparaná. Eu e o Bernardo adoramos esse esporte, o mais importante são as amizades que fazemos”, comenta o piloto e pai orgulhoso.
Com mais de 30 pontos de vantagem para dupla segunda colocada, Junior e Bernardo venceram com tranquilidade a competição, o que não diminuiu a atenção ao longo de todo o percurso. “A prova foi muito técnica, lisa e desafiadora, com muita dificuldade para o piloto manter as médias em meio a tantas poças e lama. O Transparaná deixou pilotos e navegadores loucos, concentrados nas referências e médias”, diz Junior.
Para o diretor de prova, Vander Hirt, o Fritão, o 25º Transparaná foi um dos melhores realizados até hoje. “Desde o levantamento eu sentia que teríamos uma prova muito boa. Contamos com trilhas escolhidas a dedo e muita navegação e pilotagem, entre balaios, trilhas lisas e pistas construídas. Enfim, acredito que esta foi a prova mais técnica que já fiz”, afirma.
Além do Transparaná, em 2019 a GS Racing ainda participa do Transcatarina, Copa Trancos & Barrancos, Campeonato Catarinense de Rally Regularidade, Rally dos Sertões, Copa Troller e Mitsubishi Motorsports. As duplas da equipe competem com Troller T4 e têm patrocínio da GS 4×4 Perfomance, nova empresa de tecnologia para alta performance especializada em chip de potência e reprogramação eletrônica.
Texto: Aline Ben da Costa/Comunicação 4×4