Scania prevê crescimento de 33% em serviços para 2020
março 2, 2020A Scania aposta em um crescimento de 33% no aumento do portfólio (carteira de planos ativos) de programas de manutenção. Dessa forma, justificando o investimento realizado na ampliação do uso da conectividade para buscar o aumento da rentabilidade e da disponibilidade dos veículos com soluções ainda mais eficientes na área de serviços.
Atualmente, a rede Scania tem 151 pontos de atendimento (sendo 47 dentro da estrutura dos clientes), que cobrem 100% do território nacional. Além disso, a frota conectada já está em 30 mil veículos.
Novo diretor da área de serviços, Marcelo Montanha, que comandava a mesma área no México, elogia o trabalho que vem sendo realizado e projeta novidades para 2020. “A operação no Brasil é das mais importantes para a Scania, e tem sido um desafio interessante. O trabalho feito pela gestão anterior tornou o mercado muito mais maduro. Agora, vamos continuar avançando ao iniciar um processo de atualização em programas e serviços e reestruturação de ferramentas. Além disso, teremos ainda mais novidades para 2020”, afirma Montanha.
Serviços tiveram bons resultados
O balanço de 2019 para os serviços Scania foi extremamente positivo. O portfólio de Programas de Manutenção Scania (PMS) cresceu 48% em comparação com 2018 (de 10.749 para 15.950 veículos). Desse total, o programa com planos flexíveis, em que o próprio caminhão avisa quando deve parar, representou 47% do portfólio; em 2018 tinha sido de 29%. “O que comprova a maturidade do mercado com esta solução que vem aumentando a rentabilidade do cliente”, salienta o novo diretor.
Já os Serviços Conectados registraram 30 mil veículos ativos. Assim, crescendo 96% sobre 2018. Do total, 94% foram caminhões (28.200) e 6% ônibus (1.800). No mundo, a Scania já possui 432 mil veículos conectados. São duas opções oferecidas com os pacotes Análise (gratuito por 10 anos) e Desempenho (pago e mais completo).
Em 2019, a unidade brasileira atingiu a liderança de pacotes Desempenho no ranking mundial entre os mais de 100 países onde a fabricante atua e comercializa serviços. Foram 15.600 veículos usando ao máximo a conectividade, alta de 353% sobre 2018, ou seja, 52% de toda frota ativa.