Mercedes revela multimídia com tela gigante de 56″ e inteligência artificial! Novo dispositivo irá estrear no sedã elétrico EQS e depois será aplicado nos demais modelos da linha EQ..
janeiro 7, 2021O pacote de informação e entretenimento Mercedes-Benz User Experience (MBUX) foi lançado na CES 2018 em Las Vegas. Agora, quase três anos depois, a empresa está revelando sua mais nova iteração da tecnologia, batizada de Hyperscreen. Preparado para fazer sua primeira aparição no carro-chefe elétrico EQS, o MBUX Hyperscreen faz bom uso da inteligência artificial e do aprendizado de máquina para se integrar melhor às vidas e viagens dos usuários.
Mas esses recursos não são tão óbvios em uma olhar rápido quanto o tamanho e o design do Hyperscreen. Abrangendo quase toda a largura interna do sedã EQS, o pacote de informação e entretenimento reúne três telas OLED distintas, incluindo uma dedicada ao passageiro da frente, para permitir uma operação mais intuitiva do que os sistemas MBUX atuais. É um acréscimo adequado ao próximo veículo elétrico da marca, dando aos primeiros usuários viciados em tecnologia algo para se gabar para seus vizinhos curiosos.
Galeria: Mercedes-Benz EQS – MBUX
Maior e mais ousado
Medindo mais de 56″ de ponta a ponta, o vidro curvo do Hyperscreen poderia ser o maior pedaço de silicato na indústria automotiva hoje – ele definitivamente supera a tela de 38″ do Escalade. Mas, como o Caddy, o Hyperscreen da Mercedes-Benz é na verdade composto de três pontos distintos de interação, todos reunidos sob um painel de vidro liso.
Por exemplo, o motorista encara um conjunto abrangente de medidores digitais – semelhantes aos encontrados no novo Class S 2021, mas adicionando funções EV distintas que monitoram a regeneração dos freios, estado de carga e dinâmica de condução. Ao lado e um pouco abaixo do painel de instrumentos está uma tela central de informação e entretenimento, cujo padrão é um enorme mapa de navegação e controles minimalistas de telefone e áudio. Finalmente, uma tela curta e ampla aparece no painel bem na frente do passageiro, exibindo entretenimento quando o assento está ocupado ou uma galáxia estilosa de estrelas de três pontas quando apenas o motorista está na frente.
Em cada lado do vidro há uma abertura circular para o sistema de climatização, aparentemente flutuando acima da superfície do vidro. A empresa alemã diz que o par de saídas de ar liga o mundo analógico ao digital. No entanto, a localização e a função das aberturas parecem ser muito atraentes e exclusivas, por isso damos os parabéns ao designer que pensou em colocá-las ali. Outro detalhe é o contorno de plástico da moldura única da tela, que apresenta três camadas extremamente finas de revestimento “Silver Shadow” para uma sensação e aparência luxuosas. A iluminação ambiente ao longo da borda inferior do vidro proporcionará um efeito flutuante elegante.
O painel de vidro ligeiramente curvo é renderizado em temperaturas superiores a 650°C, garantindo nitidez das imagens e resistência surpreendente. A empresa também testou o vidro quanto à segurança em casos extremos, como um acidente de carro particularmente catastrófico. Em tais situações raras, o vidro apresenta pontos de quebra predeterminados em ambas as extremidades e cinco pontos de montagem que cedem de maneira direcionada graças a uma subestrutura em colmeia.
Sugestões inteligentes
Capaz de armazenar diversos perfis de motorista e passageiro, o Hyperscreen usa inteligência artificial para fazer sugestões de conforto e operação do veículo. Por exemplo, o Mercedes-Benz EQS apresenta uma suspensão que pode deixar o carro um pouco mais alto, útil ao se aproximar de uma estrada íngreme ou atravessar uma rua esburacada. Se o motorista regularmente ativa essa função em um determinado local, o Hyperscreen irá memorizar esse comportamento para sugerir a ação com antecedência, facilitando a vida do motorista.
Outro caso de uso é uma ação vinculada a um determinado horário e local. Se o motorista faz uma ligação todas as terças-feiras à noite após sair do trabalho, o EQS agora pode fazer essa sugestão ao motorista, exibindo um cartão de visita e/ou uma foto da pessoa para quem gostaria de ligar. Como cada ação da Hyperscreen está vinculada a um perfil pessoal, se outra pessoa estiver ao volante, o veículo não fará essa sugestão.
Mesmo sem a IA, o sistema básico parece ser bastante intuitivo. O padrão de exibição Hyperscreen central, conhecido como “camada zero” apresenta mapa, áudio e controles de telefone – a pesquisa da Mercedes-Benz sugeriu que esses eram os drivers de funções mais comuns usados em iterações MBUX anteriores. Isso significa que acessar um desses recursos será bastante fácil, já que está nessa camada zero. Comandos de voz “Hey Mercedes” aparecem aqui também, comandando praticamente qualquer recurso do Hyperscreen.
Claro, admitimos alguma apreensão sempre que vemos um pacote multimídia sem botões rígidos. Embora não saibamos como será o restante do interior do EQS, é possível que ele não inclua entradas antigas como um botão de volume ou controles físicos de ar condicionado. Vamos esperar para julgar até termos certeza, mas se a Mercedes não incluir mostradores e seletores reais, é melhor tornar as versões digitais muito fáceis de usar.
Peça de festa
O MBUX Hyperscreen será uma opção na família de veículos elétricos EQS, provavelmente dirigido para as variantes sedã e SUV. A Mercedes não se comprometeu com um tempo específico para esses veículos, mas esperamos que o sedã elétrico do tamanho da Classe S seja lançado no verão, com o SUV seguindo no outono ou inverno.
Também não ficaríamos muito surpresos em ver o Hyperscreen aparecer em outros modelos da Mercedes em breve, talvez como um opcional do segundo ano ao novo sedã Classe S, que já possui inteligência artificial MBUX. Por mais bonito e aparentemente fácil de usar que seja, seria um erro da Mercedes-Benz restringir o Hyperscreen a apenas uma família de modelos.
Fonte: Mercedes-Benz