Xangai inicia teste do 1° BRT elétrico autônomo com ‘pista digital’ do mundo.
fevereiro 19, 2021Sistema inteligente DRTi estará totalmente operacional em junho em sua primeira linha com 21,7 km de extensão
Referência mundial em soluções de mobilidade zero emissões no transporte público, a China se prepara para colocar em operação mais uma alternativa para os grandes centros urbanos. A cidade de Xangai iniciou de forma oficial os testes para o BRT elétrico biarticulado inteligente.
Como uma das empresas envolvidas na construção dessa linha, a Shanghai Electric Automation Group, membro do Shanghai Electric Group Company Limited, desenvolveu o que está sendo chamado de o primeiro sistema de transporte digital inteligente (“iDRT”) do mundo.
De acordo com o comunicado, a referida empresa foi a responsável por fornecer a ‘pista digital’, sistema de gerenciamento de operação, sistema de comunicação de rede, backbone de comunicação, sistema de plataforma inteligente e centro de controle para a linha de demonstração; bem como a gestão do fornecimento, instalação e demais serviços relacionados com sistemas eletromecânicos.
Galeria: BRT elétrico autônomo – Xangai
Os veículos possuem 30,5 metros de comprimento e capacidade para 302 passageiros, podendo rodar com velocidade de até 70 km/h na Linha de Demonstração T1 que abrange nove estações em um comprimento total de 21,7 quilômetros e deve estar totalmente operacional para o público em junho deste ano.
Trata-se do primeiro veículo na China a adotar o sistema DRT, uma tecnologia de referência que usa sensores no ônibus elétrico para coletar informações de marcadores magnéticos na pista, de forma a orientar a posição do veículo em tempo real e controlar a direção das rodas conforme o veículo se move.
Graças a essa tecnologia, o iDRT pode controlar a operação do BRT ao longo da pista digital com alta precisão e conduzir o veículo de forma autônoma. O veículo é capaz de ajustar sozinho sua velocidade, evitar barreiras e realizar outras operações para garantir a segurança. Enquanto isso, os motoristas recebem informações abrangentes sobre velocidade média, paradas e desvio de rota.
Com a combinação de baixo custo e operações flexíveis, este sistema de transporte pode ser implantando usando as vias já existentes nas cidades – evitando o trabalho de construir trilhos fixos (como em um VLT). Esses testes servirão de base para futuras expansões do sistema nos mercados nacional e internacional.
Maior metrô do mundo
Atualmente a maior cidade chinesa, Xangai se tornou no mês passado a cidade com a maior rede de metrô do mundo. Após a inauguração da linha 15, que possui 42,3 km de extensão e 29 estações, o sistema da metrópole agora possui 771 quilômetros de extensão com 459 estações ao todo – com isto, o país asiático abriga as cinco maiores redes de metrô do mundo.
Fonte: Shangai Electric, Shine, TW