Ford Mustang Mach-E vai pro Guinness por recorde em eficiência.
julho 15, 2021SUV elétrico rodou 1.350 km no Reino Unido com apenas duas paradas para carregamento.
De acordo com uma matéria recente do site Autocar, o SUV elétrico Ford Mustang Mach-E – em uma competição da Ford com os altamente eficientes Tesla Model Y e Model 3 – acaba de estabelecer um novo recorde mundial no Guinness no quesito eficiência de veículos elétricos.
O registro afirma que o SUV totalmente elétrico da Ford teve uma média de impressionantes 6,54 milhas (10,5 km) por kWh durante uma viagem de 1.351 km. A viagem do veículo elétrico consistiu no famoso ‘Land’s End a John o’ Groats’, um trajeto bem conhecido dos britânicos que abrange toda a extensão da ilha da Grã-Bretanha.
Galeria: Ford Mustang Mach-E 2020
Os motoristas do Mustang elétrico – Paul Clifton, Fergal McGrath e Kevin Brooker – já detêm recordes semelhantes com carros movidos a diesel e a gasolina.
A viagem começou no dia 3 de julho e levou 27 horas para ser concluída. A equipe dirigiu a uma velocidade média de cerca de 50 km/h, então este foi mais um teste do chamado ‘hipermiling’ (uma técnica de dirigir poupando combustível) do que um teste de eficiência tradicional. A equipe parou apenas duas vezes para carregar, e o tempo total de carregamento em rota somou apenas 45 minutos, sem incluir o tempo de recarga inicial do veículo para iniciar a viagem.
Embora o Mach-E não tenha uma autonomia pelo padrão EPA tão alta como alguns rivais, e sua eficiência avaliada pela agência norte-americana não esteja entre as melhores do mercado, ele ainda foi capaz de realizar esse feito épico. A equipe compartilhou via Autocar:
“Esse registro é para demonstrar que os carros elétricos agora são viáveis para todos. Não apenas para pequenas viagens urbanas para o trabalho ou para as lojas ou como um segundo carro, mas para uso no mundo real em longas viagens pelo país. Provamos que, com este carro, o ponto de inflexão foi atingido.”
“O alcance e a eficiência do Ford Mustang Mach-E tornam-no um carro de uso diário para enfrentar padrões de jornada imprevisíveis. Fizemos um dia inteiro de testes, totalizando 250 milhas (402 km) e ainda tínhamos 45% da carga da bateria em nosso retorno.”
Este é um bom motivo pelo qual os motoristas de carros elétricos não podem confiar apenas em um único padrão para a autonomia estimada. Para quem dirige muito em rodovias e excede o limite de velocidade com freqüência, não é provável que chegue perto de atingir as estimativas de alcance da maioria dos carros elétricos EPA. No entanto, quem principalmente na cidade, pode se surpreender com o alcance do seu carro.