MSC Foundation e a Ba’a Foundation unem forças para avançar a conservação dos corais.
julho 30, 2021Em um evento realizado na última quarta-feira (28), no porto de Jeddah, na Arábia Saudita, a MSC Foundation, organização privada sem fins lucrativos do Grupo MSC e a Ba’a Foundation, organização sem fins lucrativos da Arábia Saudita, anunciaram que unirão forças para promover a preservação dos corais, ajudando, assim, a proteger os ecossistemas marinhos.
Em nota, a MSS informa que as duas fundações estão compartilhando do objetivo comum de proteger e preservar os oceanos, e assim se unindo para avançar a prática e a ciência da restauração de recifes de coral e, principalmente, disseminar o conhecimento que adquirirem para o público global.
“A parceria terá como objetivo promover a compreensão científica das melhores práticas para a restauração funcional de recifes de coral e aumentar a área de habitat do recife ativamente restaurada. A colaboração se concentrará inicialmente em locais específicos do Caribe e do Mar Vermelho, onde os esforços de restauração são mais necessários”, diz a nota.
Na primeira fase dessa parceria, uma série de reuniões científicas virtuais terão início, com o objetivo de compartilhar conhecimento e a experiência para definir as áreas específicas de colaboração. Uma meta de longo prazo será de compartilhar conhecimento e resultados com a comunidade científica e tomadores de decisão ao redor do mundo, bem como com os hóspedes que visitarão esses destinos, aumentando significativamente a consciência global da necessidade de todos desempenharem um papel e agirem para proteger os oceanos.
Os recifes de coral estão entre os ecossistemas mais diversos do mundo, e abrigam mais de 25% das espécies marinhas. Eles servem como alimento, são um recurso econômico para meio bilhão de pessoas e protegem as comunidades do litoral de tempestades e erosões. De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU, os cientistas preveem que entre 70% e 90% dos recifes de coral correm o risco de morrer nas próximas duas décadas (2030-2050).
“Nossa empresa familiar tem uma longa tradição de navegação, e proteger o oceano é um valor fundamental para nós. Isso também está no centro do trabalho realizado pela MSC Foundatione nossos esforços começaram com a Ocean Cay MSC Marine Reserve”, afirmou o presidente da MSC Pierfrancesco Vago.