”Big hatches”: novo conceito terá cada vez mais espaço no mercado.

”Big hatches”: novo conceito terá cada vez mais espaço no mercado.

setembro 21, 2021 Off Por motoractionbrasil
Crossovers com tamanho de hatches compactos serão grandes apostas das marcas.
Nova geração do Citroën C3: bom exemplo de big hatch

Nova geração do Citroën C3: bom exemplo de big hatch | Imagem: Divulgação

Durante o lançamento de um novo carro, é sempre interessante analisarmos as ideias que permearam o seu desenvolvimento, o que também nos diz muito sobre os caminhos que a indústria automotiva está seguindo.

Nessa linha, algo interessante ocorreu na estreia da nova geração do Citroën C3.

O responsável pelas operações da Stellantis na América Latina, Antonio Filosa, usou um termo interessante para classificar modelos como o novo Citroën C3, caracterizando-os como “big hatches”.

A fala do executivo faz todo o sentido, em especial ao olharmos para o mercado brasileiro e analisarmos modelos como o VW Nivus, produto amplamente derivado do Polo.

Na onda dos “big hatches”, a própria Stellantis vai lançar no Brasil, em breve, o Fiat Pulse.

Recentemente novas informações também dão conta de que a Renault prepara um modelo de apelo semelhante, a ser posicionado entre Kwid e Duster.

Ainda não sabemos ao certo se a previsão será concretizada, mas muito era falado nos bastidores de que a Nissan cogitava produzir o Magnite em Resende (RJ), planta que atualmente produz apenas o Kicks e já contemplou a fabricação do March e do Versa, portanto seria capaz de acomodar mais um modelo com facilidade.

Migração 

Com isso, cresce cada vez mais a tendência de que os atuais hatches compactos façam, de forma gradativa, uma migração para o segmento de crossovers, o que parece ser até mesmo uma demanda dos consumidores.

Interessante lembrarmos, como analisamos, que a Ford preparava também o mesmo direcionamento para a nova geração do Ka, projeto que praticamente foi enterrado com os fim das fábricas da companhia no Brasil e Índia.

Ainda entre as marcas de alto volume, a Volkswagen trabalha em um crossover acessível, enquanto a Peugeot pode ter com o 1008 seu representante entre os “big hatches”. A CAOA Chery já comercializa no Brasil o Tiggo 3X, enquanto a Hyundai oferece, ao menos no exterior, o Venue.

Ao mesclarem o visual mais robusto de um SUV, a altura em relação ao solo elevada e o tamanho prático para o uso urbano, a receita dos “big hatches” ou crossovers pequenos promete ser vencedora em mercados como o brasileiro, até mesmo pelo fato deles contarem com preços mais acessíveis se comparados aos SUVs compactos.

E você, o que acha da tendência dos “big hatches”? Gosta de modelos com essa proposta? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!

Volkswagen Nivus 2021
Volkswagen Nivus  – Imagem: Divulgação