
Importante reativação do segmento MICE no Brasil.
outubro 21, 2021
Pelo menos 80 feiras serão realizadas no país até o final do ano. Durante 2022, 700 eventos puderam ser realizados.
O Brasil deve ter cerca de 80 feiras e eventos até o final deste ano. É o que aponta pesquisa da União Brasileira de Feiras e Eventos Empresariais (Ubrafe) nos centros de convenções, congressos e pavilhões de feiras associados à entidade em todo o país. Até dezembro, eventos como a Nona Rolling Stone Race e a Feira Nacional de Artesanato devem movimentar a cadeia turística de alguns estados e gerar movimento econômico para o país.
Em Alagoas, por exemplo, são esperados mais de 9 mil turistas em feiras, simpósios, congressos e competições esportivas. A expectativa é que esses turistas gastem em média R $ 1 mil por dia. Entre os eventos que serão realizados no estado estão a Conferência Nordeste de Futebol (Confut), que abrirá a temporada de eventos em Alagoas, e o 57º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, que ocorre na primeira semana de novembro, que prevê para receber até 1,5 mil participantes.
Dados do Ministério do Turismo indicam que a receita gerada pelos visitantes estrangeiros que vêm ao Brasil a negócios é 33,4% maior do que a das viagens de lazer. Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a reativação do setor é de extrema importância para a economia do país. “O setor de feiras e eventos foi um dos mais afetados pela pandemia, e ver essa previsão empolga os trabalhadores desse segmento, tão relevante para os números do turismo mundial. Isso só mostra que nosso trabalho tem sido bem-sucedido e vamos continuar fazendo ”, destacou.
Recentemente, algumas cidades e estados do país começaram a lançar eventos com um número maior de pessoas. É o caso da Bahia, que publicou neste mês um decreto autorizando atividades com a presença de um público de até mil pessoas em feiras, parques de exposições etc. O Rio de Janeiro foi outro destino que permitiu a realização de atividades dessa magnitude, desde que limitada a 500 participantes. Em agosto, Belo Horizonte (MG) autorizou feiras, exposições, congressos e seminários corporativos com até 800 pessoas.
2022 – Ainda segundo a Ubrafe, a expectativa é que até o ano de 2022 o país tenha um calendário completo com mais de 700 feiras e eventos de negócios. O lançamento da lista de feiras e eventos da Ubrafe para o próximo ano está previsto para ser divulgado na segunda quinzena de novembro.
Em 2019, o estudo de demanda de turismo internacional do MTur apontou que o turismo de negócios foi o segundo principal motivo da vinda de estrangeiros ao Brasil. Do total, 15,4% visitaram o país com essa finalidade. Entre os destinos mais procurados estão São Paulo (49,2%), Rio de Janeiro (19,1%), Curitiba (4,8%), Porto Alegre (3,4%) e Brasília (3,2%). O gasto médio per capita por dia para esses viajantes foi de US $ 77,39.