Gol e Voyage agora só 1.0; Saveiro recebe motor 1.6 16V em toda gama.
fevereiro 10, 2022A Volkswagen apresentou nesta quarta-feira (9) mais detalhes sobre o pacote de evoluções que os seus modelos comercializados no Brasil receberam a partir deste ano para atender à nova norma L7 do Proconve, que estipulou metas mais ambiciosas para reduzir os níveis de emissões e aprimorar a eficiência dos carros vendidos no país.
De acordo com a fabricante alemã, para atender ao Proconve L7, “foi mandatória a redução de emissões em, no mínimo, 38% para compostos orgânicos voláteis e óxidos de nitrogênio, 23% para monóxido de carbono e 25% para aldeídos em relação à legislação anterior”.
Para cumprir com as exigências, a Volkswagen acrescenta que seu Laboratório de Emissões e Motores, na fábrica Anchieta, recebeu um aporte de cerca de R$ 50 milhões, aplicados em pesquisa e desenvolvimento. Além disso, o expediente foi ampliado para dois turnos.
Basicamente, para atender ao que é estabelecido pela fase L7 do Proconve, a VW, assim como outras montadoras, trabalhou em itens como atualizações de softwares de motor, transmissão e ar-condicionado, a adoção de pneus com compostos de baixa resistência ao rolamento (“verdes”), além de revisões nos sistemas de combustível, escapamento e catalisadores.
A aplicação de recursos como o start-stop, que desliga o motor quando o veículo encontra-se parado, além da ampliação da oferta do ar-condicionado automático digital (Climatronic Touch) foram medidas importantes para tornar os veículos nacionais e importados da VW mais eficientes.
“Entre outras atualizações estão a adoção de tanque de combustível multicamadas e de novo catalisador no sistema de escapamento com otimização de metais preciosos nos componentes, o aumento do volume do filtro de carvão ativado, o redesenho dos componentes do motor e a introdução de peças para melhoria da aerodinâmica dos carros”, salienta a VW.
Novidades na gama
Com todos os aprimoramentos para o seu portfólio à venda no Brasil, a Volkswagen promoveu mudanças no catálogo de versões de modelos específicos. Algumas delas foram ocasionadas em especial pela descontinuação do motor 1.6 8V flex.
Com isso, a partir deste ano, o Gol e o Voyage passam a ser comercializados somente com motor 1.0 MPI associado ao câmbio manual de 5 marchas. Tanto o propulsor quanto a transmissão, acrescenta a Volkswagen, passaram por um retrabalho de calibração de seus respectivos sistemas de gerenciamento.
Atualmente o Gol 1.0 MPI é tabelado em R$ 69.790, enquanto o Voyage 1.0 MPI tem preço sugerido de R$ 80.790.
A picape compacta Saveiro, por sua vez, agora será comercializada somente com o propulsor 1.6 16V da família EA211 em todos os seus catálogos. Até então o motor com quatro válvulas por cilindro era exclusivo da opção topo de linha Cross.
Já na gama de maior porte, a Volkswagen detalha que o motor 1.4 turbo com injeção direta presente no Taos 250 TSI “passou por novas calibrações do seu sistema de gerenciamento”, mesma medida aplicada também no 2.0 turbo, que reside sob o capô do Jetta 350 TSI, além do V6 turbodiesel aplicado na picape média Amarok.
Apesar de já anunciado pela marca, vale lembrar que o Polo e o Virtus receberam a partir da linha 2022/2022 o start-stop de série para as versões Comfortline e Highline, sendo que a segunda acrescentou ainda o ar-condicionado automático digital Climatronic Touch.
A VW detalha que as gamas Polo e Virtus entram em 2022 somente com os motores 1.0 MPI (no caso do Polo), 200 TSI e 250 TSI. Com isso, fica estabelecido o fim da opção 1.6 16V tanto para o hatch quanto o sedã.
Já entre os SUVs de entrada da VW o Nivus passou a contar com o piloto automático adaptativo (ACC), o alerta de colisão com frenagem autônoma (AEB) e o start-stop de série. O Nivus Highline, por sua vez, também adicionou o ar-condicionado Climatronic Touch.
Por fim, o T-Cross atualmente comercializado já sai de fábrica com o ACC e o AEB de série a partir da versão Comfortline 200 TSI, enquanto o start-stop torna-se um item comum em todas as versões do modelo.