Parceria da Honda e Sony pode chegar às motocicletas elétricas?
março 11, 2022Após anúncio de que as duas gigantes japonesas irão atuar em conjunto na mobilidade sustentável fez crescer rumores de que o segmento de duas rodas pode fazer parte da estratégia.
A Honda está investindo em modelos elétricos e uma ajuda da Sony seria bastante promissora | Imagem: Divulgação
Sozinhas, elas já impressionam pela força de suas marcas, agora imagine juntas. Pois é o que a Honda e a Sony resolveram fazer na área de mobilidade sustentável.
As duas gigantes acertaram uma parceria que visa “se engajem no desenvolvimento e vendas conjuntos de veículos elétricos a bateria de alto valor agregado e os comercializem em conjunto com o fornecimento de serviços de mobilidade”.
Diante da iniciativa da Sony com seus protótipos de carros elétricos da chamada linha “Vision S”, os olhos logo se voltaram para as quatro rodas, mas não demorou para que surgissem matérias que enxergam também uma possível sinergia sobre duas rodas.
O que deu força à teoria foi o fato de o comunicado de imprensa conjunto ter evitado usar o termo “carro” e sim “veículo”, o que abre inúmeras possibilidades.
A nova empresa, fruto da aliança, deve tomar forma ainda em 2022, a fim de que o primeiro veículo seja lançado em 2025. A divisão de trabalhos é bem clara: a Sony fornecerá a plataforma de serviços de mobilidade enquanto a Honda fabricará os “veículos”.
“A nova companhia terá como objetivo estar na vanguarda da inovação, evolução e expansão da mobilidade em todo o mundo, adotando uma abordagem ampla e ambiciosa para criar valor que exceda as expectativas e a imaginação dos clientes”, explicou Toshihiro Mibe, CEO da Honda.
Como maior fabricante de motocicletas do mundo e o fato óbvio de que esse tipo de veículo é um dos mais promissores num mundo que mais preocupado em oferecer uma mobilidade eficiente e não-poluente, parece bastante provável que a joint venture entre as duas icônicas marcas japonesas pode dar origem a modelos sobre duas rodas no futuro. Agora é esperar para conhecer os próximos passos da iniciativa.