Moto elétrica da Yamaha usa algoritmos para ‘subir parede’; assista o vídeo.
abril 28, 2022Conheça detalhes da TY-E 2.0, modelo desenvolvido para trial que traz novas tecnologias e faz parte de projeto para redução de poluentes.
Yamaha TY-E 2.0 | Imagem: Yamaha
A Yamaha está bastante ativa em 2022 no desenvolvimento de motos elétricas. Não somente os scooters Neo´s e E01 foram apresentados para Japão e Europa, como a empresa desenvolveu a nova geração de sua elétrica de trial, a TY-E 2.0.
O modelo participará ainda este ano do Campeonato Mundial de Trial como um verdadeiro laboratório para a empresa desenvolver a tecnologia. Quando anunciou 2ª geração do moto, a empresa diisse que um dos objetivos do uso de motores elétricos em motos é proporcionar mais diversão do que motores movidos a combustão.
“Os veículos elétricos são frequentemente mencionados em um contexto ambiental, mas eles têm seus próprios pontos de atração, como as características de entrega de força de que são capazes, por exemplo”, conta Toyota Takeshi, líder de projeto da TY-E 2.0.
Em novas imagens divulgadas pela Yamaha, dá para ver que a empresa não estava brincando quanto a este objetivo (assista o vídeo na reportagem). É esperado manobras bem difíceis no trial, uma modalidade esportiva e de recreação que consiste em superar verdadeiras pirambeiras com a moto, dar saltos, manobras, tudo em baixa velocidade — muitas vezes, o piloto realmente para a moto sem colocar os pés no chão.
O vídeo divulgado pela empresa mostra a TY-E 2.0 realizando feitos incríveis, como se “subisse até parede”. A concepção da moto de trial elétrica faz parte do plano global da empresa para alcançar neutralidade de carbono em todas suas atividades e produtos até 2050.
Tecnologia de algoritmos
A nova TY-E apresenta chassi monocoque (na qual o revestimento é responsável pelo suporte do objeto) feita de laminados compostos. Isso, segundo a empresa, contribui para um peso mais leve e rigidez ideal. O posicionamento do motor e bateria também revisto, deixando o centro de gravidade significantemente mais baixo.
Por sua vez, a nova bateria tem 2,5 vezes mais capacidade do que a do modelo anterior, com o resfriamento aprimorado, além de uma redução de 20% em seu peso. A empresa diz que a tração da TY-E também evoluiu graças a um novo ajuste do controle eletrônico em combinação com a parte mecânica.
A Yamaha também revelou o uso de algoritmos, uma série de códigos e instruções que realizam cálculos, nos sistemas de aceleração da moto. Segundo a empresa, a tecnologia permite melhorar a tração da moto ao usar sensores para “ler” as mudanças de adêrencia. “Esta é uma chave vital para superar os motores de combustão interna no cenário mundial”, afirma Toyota Takeshi.