Projeto DJB: Renault tem nos planos mais um SUV cupê.
julho 18, 2022Novidade, ao que tudo indica, deverá ter porte entre o Captur e o Austral.
Renault (imagem ilustrativa) | Imagem: Divulgação
De acordo com os colegas do Motor.es, a Renault trabalha em um SUV inédito que merece nossa atenção.
Trata-se do projeto conhecido pela sigla DJB, o qual, segundo os espanhóis, deverá ser um SUV cupê a ser posicionado, em termos de tamanho e faixa de preço, entre o Captur e o Austral.
O futuro modelo deverá ter comprimento na casa de 4,40 m, portanto consideravelmente menor do que o atual Renault Arkana, o qual alcança 4,57 m quando produzido sobre a plataforma CMF-B (o modelo russo é ligeiramente menor).
Segundo a apuração do Motor.es, o desenvolvimento do projeto DJB encontra-se em fase inicial, sendo que o SUV cupê não deverá ser revelado antes de 2024.
Possibilidades
Como citamos no início do texto, o projeto DJB deve ser observado de perto uma vez que, se a sua concepção envolver a arquitetura CMF-B, abrem-se algumas portas para que a Renault ao menos considere uma eventual produção local da novidade no longo prazo.
A plataforma em questão será nacionalizada graças aos novos investimentos do conglomerado francês no Brasil, viabilizando, inicialmente, um crossover pequeno fruto do projeto HJF.
Se o futuro SUV cupê de fato gravitar nos 4,40 m de comprimento, talvez ele sim poderá se converter em um concorrente bem mais próximo ao Fiat Fastback do que o Renault Arkana.
Até onde conseguimos apurar, é certo que o Fastback será maior do que o Fiat Pulse, sendo que o SUV cupê da marca italiana poderá atuar em uma segmentação de mercado intermediária dentro da categoria de SUVs, onde hoje figuram modelos como o Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, entre outros.
Para evitar qualquer tipo de sobreposição em relação ao Compass (pensando no portfólio da Stellantis de forma macro), o grande diferencial do Fastback será justamente a silhueta mais dinâmica.
Logo, nos resta ficarmos de olho no projeto DJB e todos os seus desdobramentos. Vamos acompanhar de perto!