A nova moto Ducati de mais de 240 cavalos pronta para desembarcar no Brasil.
outubro 17, 2022Panigale V4 R ficou ainda mais poderosa em sua versão só para as pistas. Com valor que pode chegar a 51.525 euros, modelo foi confirmado para o mercado brasileiro.
Ducati Panigale V4 R 2023 | Imagem: Ducati
A Ducati Panigale V4 R 2023 foi revelada na Itália como o 4º lançamento de uma série de 7 previstos até o Salão de Milão (EICMA 2022), no início de novembro. Uma evolução da esportiva, ainda mais potente em sua configuração para a pista, está confirmada para desembarcar no Brasil também, sob encomenda.
Ainda não há data e preço definidos para a máquina no mercado brasileiro, mas, no exterior, a V4 R sai por a partir de 43.990 euros, na opção standard, e chega a 51.525 na top de linha Racing, especial para rodar nas pistas.
De acordo com a fabricante, os adventos empregados aproximam ainda mais o modelo da moto do Mundial de Superbike. Além disso, suas asas, os winglets nas carenagens, e a pintura inspirada na MotoGP remetem às competições. Para esta edição da V4 R, a Ducati resolveu distribuir unidades numeradas.
A Panigale V4 R conta com o novo motor Desmosedici Stradale R de 998 cc de cilindrada, que é capaz de atingir a impressionante rotação de 16.500 rpm na sexta marcha. Além disso, atinge 218 cavalos de potência máxima a 15.500 rpm. O desempenho é ligeiramente menor do que o de sua antecessora devido às novas normativas Euro5 do Velho Continente, necessário para homologação para rodar nas ruas.
Em sua configuração de pista, no entanto, a potência máxima é de espantosos 237 cavalos, com escapamento de corrida, 3 cavalos a mais do que a antiga V4 R. Ainda há como ter mais potência, com o uso de um novo óleo desenvolvido em parceria entre a Ducati Corse e a Shell. Esta solução garante 10% no atrito mecânico e dá mais 3,5 cavalos para a Panigale V4 R, chegando a 240,5 cavalos.
Para atingir tal potência, o motor da V4 R conta com, entre outras soluções, com bielas de titânio “perfuradas com pistola”, que permite a passagem de óleo do cabeçote para a extremidade menor, melhorando a lubrificação e confiabilidade em situações extremas, afirma a fabricante italiana.
A lista de equipamentos eletrônicos também é extensa: com Ducati Quick Shift, Modos de Potência, Controle de Freio Motor EVO 2, Ducati Performance DTC EVO, Pit Limiter, entre outros.