ABEAR se posiciona sobre situação em Congonhas.

ABEAR se posiciona sobre situação em Congonhas.

outubro 11, 2022 Off Por motoractionbrasil
ABEAR se posicionou sobre situação em Congonhas.
ABEAR se posicionou sobre situação em Congonhas. (Foto: Marina Hinic on Pexels).

O posicionamento da ABEAR aconteceu após voos serem atrasados ou cancelados em Congonhas, em São Paulo, após incidente na pista principal ontem, 09

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) se posicionou hoje, 10, e destacou a importância de restringir a operação de aeronaves de baixa performance na pista principal de Congonhas, em São Paulo.

O posicionamento ocorreu porque a pista principal do Aeroporto de Congonhas foi interditada ontem, 09. Isso aconteceu porque porque o pneu do trem de pouso traseiro de uma aeronave de pequeno porte estourou enquanto pousava.

E de acordo com a ABEAR, a restrição de pequenas aeronaves na pista principal do aeroporto agilizará a recomposição da malha nacional. Além disso, atenderá os milhares de passageiros que precisam viajar ainda hoje e nos próximos dias.

Vale dizer que até o momento, 300 voos das empresas GOL Linhas Aéreas e LATAM Brasil foram impactados pelo incidente. E ainda hoje, os passageiros enfrentam filas, atrasos e cancelamentos de seus voos.

Uma preocupação antiga

Inclusive, a restrição de aviões de pequeno porte na pista principal de Congonhas, principalmente em horários de pico, é uma preocupação antiga da ABEAR e de suas associadas. Tanto que no dia 29 de setembro enviaram ofício à INFRAERO recomendando a adoção definitiva dessa medida.

Isso devido aos impactos causados por incidentes na pista principal de um aeroporto de grande porte como Congonhas impactarem milhares de passageiros em todo o Brasil. E a estimativa da ABEAR considera, ainda, prejuízos financeiros que ultrapassam milhões de reais.

Dessa forma, a ABEAR recomenda aos passageiros que consultem o status de seu voo antes de se dirigirem a Congonhas. E a associação também destacou que suas associadas estão flexibilizando a remarcação dos voos que foram impactados e trabalham para reacomodar os passageiros.

Veja abaixo as orientações de cada companhia:
GOL

A GOL informou que, devido a interdição da pista do Aeroporto de Congonhas na tarde de domingo (9/10), alguns voos foram alternados para pouso em outros aeroportos e outros foram cancelados.

Também, a companhia está flexibilizando para que os passageiros posterguem ou cancelem suas viagens sem custo até dia 23/10, dependendo apenas da disponibilidade de voos.

E se possível, a GOL sugere que os passageiros evitem ir ao aeroporto se o seu voo estiver na lista abaixo. Para remarcação ou pedido de reembolso, os passageiros devem entrar em contato pelo telefone 0800 704 0465.

Para clientes Smiles, o telefone é 0300 115 7001 (Smiles e Prata) ou 0300 115 7007 (Ouro e Diamante). A GOL lamentou pelo inconveniente e trabalha para reduzir os impactos nas viagens de seus passageiros.

Para saber mais, acesse o site.

LATAM

Por sua vez, a Latam informou que o incidente do avião de pequeno porte ocorrido na tarde do último domingo (9/10) já resultou, entre domingo e hoje (segunda) de manhã, no cancelamento de mais de 180 voos da companhia. Assim, trazendo prejuízos milionários para a empresa e alguns incalculáveis para os passageiros.

Dessa maneira, a companhia reforça que todos os seus esforços estão direcionados para acomodar, assistir, reorganizar as viagens de seus passageiros e normalizar as operações. E diante da complexidade dessa reacomodação e normalização, reforçaram as seguintes orientações para seus passageiros:

1. Antes de sair para o aeroporto, verifique o status do seu voo no site. Então, só saia de casa se tiver a confirmação do voo e conseguir fazer o check-in online.

2. Todos os clientes com voos domésticos programados com origem, conexão ou destino em São Paulo/Congonhas nos dias 9/10, 10/10 e 11/10 têm total flexibilidade de postergar ou cancelar suas viagens sem custo, podendo remarcar ou pedir o reembolso integral das suas passagens aéreas sem cobrança de multa e de diferença tarifária.

Essa flexibilização voluntária pode ser feita pelo site da companhia em “Minhas Viagens” até 11/10 https://www.latamairlines.com/br/pt/minhas-viagens Caso tenham dificuldades, devem entrar em contato com a Central de Vendas e Serviços (4002-5700 nas capitais ou 0300-570- 5700 nas demais localidades do Brasil).