Airbus une-se a Delta para desenvolver avião movido a hidrogênio.
março 21, 2022CHICAGO, 17 de março (Reuters) – Transportadora Delta Air Lines Inc ajudará a fabricante de aviões Airbus em seu projeto para desenvolver um avião de passageiros movido a hidrogênio, disseram as empresas na última sexta-feira (18).
A Delta é a primeira companhia aérea americana com a quem a fabricante de aviões europeia está fazendo parceria para aeronaves de hidrogênio. A Delta, com sede em Atlanta, disse que a parceria não implica nenhum investimento financeiro de sua parte.
A Airbus tem planos de produzir uma pequena aeronave de passageiros “ZEROe” alimentada por hidrogênio para entrar em serviço em 2035, e quer obter feedback dos clientes enquanto a nova aeronave está sendo desenvolvida, disse Amanda Simpson, vice-presidente de pesquisa e tecnologia da Airbus, em entrevista.
“Estamos dentro… a fase de desenvolvimento pré-produto, onde estamos tentando entender claramente qual é o reino do possível – o que vai funcionar”, disse Simpson à Reuters.
No mês passado, a Airbus disse que construiria um demonstrador para testar a tecnologia de propulsão de aviões de hidrogênio em cooperação com a França-EUA. fabricante de motores CFM International.
Amelia DeLuca, vice-presidente de Sustentabilidade da Delta, disse que a colaboração se concentraria em entender os requisitos para a implantação do novo avião, incluindo a produção de hidrogênio verde nos Estados Unidos e sua acessibilidade nos aeroportos do país.
A transportadora disse que a parceria também defenderia um futuro descarbonizado na aviação, incluindo caminhos de hidrogênio, com as principais partes interessadas.
Fabricante de aviões norte-americano Boeing Co tem sido mais cético sobre as perspectivas comerciais para o transporte aéreo movido a hidrogênio até 2035, colocando maior foco em combustíveis de aviação sustentáveis.
A Delta é uma das maiores clientes da Airbus. Até o final de dezembro, tinha 368 aviões Airbus em sua frota. A empresa tem compromissos de compra para outros 245 aviões Airbus e tem opções para mais 120 aeronaves.