Amarante treina mais de mil colaboradores em prol do meio ambiente.
outubro 25, 2022A expectativa da Amarante é treinar 100% do quadro de funcionários da empresa
Pela quantidade de pessoas que passam por hotéis e resorts e pela quantidade de processos que eles são submetidos, a hotelaria é um dos segmentos que acaba gerando mais resíduos e sendo maléfico para o meio ambiente. Um estudo, de 2020, conduzido pela University of Wisconsin — Stout, apontou que os resíduos gerados em hotéis, entre eles estão o plástico, metais ferrosos, papéis, vidros e borrachas, poderiam ser reciclados, porém, muitos não são.
Em nota, enviada a Amarante, administradora dos resorts Salinas Maragogi, Salinas Maceió e Japaratinga Lounge Resort, informa que está realizando ações de aprimoramento do plano de gerenciamento de resíduos sólidos, educação ambiental, monitoramento de fauna e flora. As ações representam a sigla “E” do ESG. A sigla vem do inglês Environmental (Ambiental, E), Social (Social, S) e Governance (Governança, G).
Segundo Maria Luiza Romão, gerente de ESG da Amarante, as ações priorizam a gestão de resíduos. “Começamos por meio da segregação, partimos para o armazenamento correto e encaminhamento para a reciclagem, juntamente com cooperativas de catadores, contribuindo com a geração de emprego e renda para as comunidades locais”, explica.
Um outro pilar da preocupação da Amarante com o meio ambiente é o tratamento de efluentes gerados nos resorts. Por isso, a empresa está investindo na construção de uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) no Salinas Maragogi, além disso, o Salinas Maceió e o Japaratinga Lounge Resort já contam com ETEs implementadas e em contínuo aprimoramento.
A Amarante está investindo em ações de sensibilização e conscientização dos profissionais do corporativo, em Recife, e também dos colaboradores dos três resorts que administra em Alagoas. Já treinamos mais de mil profissionais e a expectativa é de que até o final de 2022 todos os colaboradores passem pelos treinamentos.
Além disso, a empresa realiza atividades de educação ambiental para auxiliar os colaboradores e hóspedes a entender a importância do cuidado com o meio ambiente. Como exemplo, Maria Luiza cita as ações realizadas no Dia Mundial da Água, no Dia da Reciclagem, na Semana do Meio Ambiente, no Dia do Consumo Consciente e no Dia do Mar.
E a empresa não pretende parar por aí, está em andamento um plano de ação que busca reduzir a geração de resíduos de plástico e de papel nos hotéis, estruturar processo de logística reversa, e utilizar produtos mais ecológicos.
“Queremos trazer para a nossa empresa sempre a perspectiva de melhorias, seja ela para o meio ambiente, colaboradores ou para os clientes, pois ambos têm grande importância no nosso segmento e se alinham com a nossa missão, visão e valores”, finaliza a gerente.
Por: Ana Ferreira