Audi confirma parceria com a Sauber para correr na Fórmula 1 em 2026.
outubro 26, 2022A fabricante alemã fornecerá motores e comprará uma parte das ações da equipe.
O ex-CEO do Grupo Volkswagen, Herbert Diess, anunciou em maio que a Porsche a Audi entrarão na Fórmula 1 na temporada 2026. A Porsche tem tido problemas para cumprir esta promessa, após o fim das negociações da Red Bull dificultar os planos. Por outro lado, a Audi já está com tudo pronto e agora confirma os rumores de que fará uma parceria com a Sauber, entrando no lugar a Alfa Romeo.
Como parte do acordo anunciado hoje, a Audi fornecerá motores para a Sauber a partir da temporada 2026. Será exatamnete no primeiro ano em que as novas regras passarão a valer e uma das principais alterações será a adoção de um combustível sintético para o motor a combustão. Os primeiros testes com os novos motores serão feitos em 2025.
Audi F1 2026
Atualmente, os carros da Fórmula 1 usa uma mista com apenas 10% de combustível renovável. O 1.6 V6 turbo continuará a ser usado pelas equipes, porém com algumas mudanças, pois as novas regras pedem pelo aumento da energia elétrica gerada em até 50% em comparação ao nível atual.
A Audi planeja comprar ações da Sauber, porém não divulgou mais detalhes neste momento. O que já sabemos é que a fabricante alemã irá montar o novo motor em Nueburg an der Donau (Alemanha), onde a Audi tem um centro de pesquisa e desenvolvimento. A Sauber criará o resto do carro em seu complexo em Hinwil (Suíça).
Nosso site irmão Motorsport.com acredita que a equipe voltará a usar o nome “Sauber” durante as temporadas 2024 e 2025, ao invés de seguir com o batismo “Alfa Romeo Racing” que tem usado desde 2019. Durante este período até 2026, a Sauber vai seguir utilizando motores da Ferrari, como parte do acordo vigente.
Fonte: Audi, Sauber