Black Friday 2022 teve 27,8% de pedidos a menos que no ano passado.
dezembro 5, 2022Por outro lado, o número de produtos movimentados pelas lojas online manteve-se aquecido, de acordo com a Senior Sistemas.
Levantamento da Senior Sistemas indica que o número de pedidos da Black Friday deste ano apresentou uma queda de 27,8%. Isso significa que o volume de vendas de 2022 foi de 625.160, enquanto o volume de vendas de 2021 foi de 865.652. A empresa está envolvida em mais de 35% das vendas online.
Se por um lado o número de pedidos teve uma redução, por outro, o número de produtos movimentados pelas lojas online se manteve aquecido. O volume de produtos movimentados em 2022 foi de 52.375.822, enquanto o volume de produtos movimentados em 2021 foi de 39.265.535, um crescimento de 33,4%
“Os desafios da economia fizeram com que as pessoas exercitassem mais a análise e as estratégias na hora de efetivar uma compra. Com isso, o consumidor ficou mais criterioso e atendo às oportunidades. Esse contexto, junto a correria do dia a dia, o foco em Copa do Mundo e nas tarefas de fim de ano, podem ter tirado a atenção dos clientes e influenciado na redução no volume de pedidos na Black Friday deste ano. Mesmo assim, o e-commerce se mantém ativo quanto a movimentação de produtos, até porque a Black Friday é a porta de entrada para outra data muito importante, que são as festas de fim de ano”, explica Anderson Benetti, Head de Produto para Logística na Senior Sistemas.
De acordo com o especialista da Senior Sistemas, o ticket médio do dia da Black Friday de 2022, que ocorreu no último dia 25 de novembro foi de R$ 351,43.
“Outro ponto que pode ter influenciado os resultados da Black Friday deste ano pode estar relacionado a volta das compras presenciais, em ambiente físico. Nos últimos dois anos, uma parcela de consumidores fiéis a experiência de compra física enxergou como um caminho o comércio online, mas com a retomada de uma quase normalidade, consumidores passam a comprar tanto em ambiente físico como no online, distribuindo a concentração das vendas e reforçando o modelo de multicanais”, comenta Benetti.
Por: Ana Ferreira