BMW surpreende e anuncia compra da preparadora Alpina.
março 14, 2022Icônica preparadora independente dos modelos da marca, a empresa agora passa a fazer parte do grupo alemão.
Alpina vai passar a fazer parte do grupo BMW | Imagem: Divulgação
A BMW anunciou nesta semana que adquiriu a Alpina, icônica preparadora independente dos modelos da empresa.
Ambas tinham um acordo de cooperação há alguns anos, sendo que o último vínculo foi renovado por cinco anos no final de 2020, mas agora a preparadora passaria a fazer parte, de fato, do grupo alemão. Nenhuma das empresas vai divulgar os valores da transação, que ainda precisa ser aprovada pelas autoridades responsáveis.
Com a aprovação da transação, a BMW terá total controle da Alpina a partir de 2026, já que o contrato de cooperação vai se encerrar em 31 de dezembro de 2025. Fundada há 50 anos para criar carros de corridas, a Alpina se especializou em modificar modelos da BMW, adicionando mais esportividade e até mais requinte no interior.
A relação entre ambas se estreitou há cerca de duas décadas, com os modelos da BMW saindo semiprontos da linha de montagem para serem terminados na sede da Alpina, em Buchloe. Isso permanecerá ocorrendo até 2025, e a BMW promete que seus carros poderão passar pelo processo de modificação realizado pela preparadora.
Depois que a cooperação for encerrada e a BMW passar a ser dona efetiva da Alpina, a estrutura em Buchloe será utilizada para os serviços de pós-venda, enquanto os modelos BMW Alpina serão fabricados em uma nova fábrica do grupo.