BYD ultrapassa Volkswagen e lidera vendas na China em outubro.
dezembro 1, 2022Em pré-venda no Brasil, BYD Song Plus foi o carro mais vendido.
Com mais de 2,5 milhões de veículos novos comercializados em outubro – acima do total previsto para todo o ano de 2022 no Brasil -, o mercado chinês completou cinco meses consecutivos em alta, De acordo com a CAAM, associação de fabricantes do maior mercado mundial, este resultado foi 7,4% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.
O acumulado dos dez primeiros meses, de quase 22 milhões de unidades, já é quase 5% melhor do que em 2021. O destaque de outubro, mais uma vez, foi a BYD: com 205.439 unidades, 131% acima do registrado há doze meses, a montadora local registrou seu novo recorde de vendas pelo 6º mês consecutivo.
De quebra, esta foi a 2ª liderança da marca no ano – a outra foi em abril. Preferida desde então, a Volkswagen (193.721) registrou uma leve retração (-2%), mas manteve uma vantagem muito confortável sobre a Toyota (155.518). Primeira fora do top 10, a BMW (53.693) reassumiu a posição de honra entre as marcas premium.
POS. | MARCA | OUT.22 | % PART. 2022 | OUT.21 | % PART. 2021 | VAR. 2022/2021 |
1º | BYD | 205.439 | 8,2% | 88.898 | 3,8% | 131,1% |
2º | VW | 193.721 | 7,7% | 197.496 | 8,5% | -1,9% |
3º | TOYOTA | 155.518 | 6,2% | 133.170 | 5,7% | 16,8% |
4º | HONDA | 105.109 | 4,2% | 140.951 | 6,0% | -25,4% |
5º | CHANGAN | 99.856 | 4,0% | 85.331 | 3,7% | 17,0% |
6º | GEELY | 95.531 | 3,8% | 86.290 | 3,7% | 10,7% |
7º | NISSAN | 75.226 | 3,0% | 80.156 | 3,4% | -6,2% |
8º | WULING | 68.545 | 2,7% | 93.609 | 4,0% | -26,8% |
9º | GAC | 58.132 | 2,3% | 47.504 | 2,0% | 22,4% |
10º | BUICK | 54.508 | 2,2% | 82.103 | 3,5% | -33,6% |
11º | BMW | 53.693 | 2,1% | 52.709 | 2,3% | 1,9% |
12º | HAVAL | 51.529 | 2,1% | 62.593 | 2,7% | -17,7% |
13º | MERCEDES-BENZ | 50.642 | 2,0% | 56.580 | 2,4% | -10,5% |
14º | AUDI | 43.730 | 1,7% | 37.651 | 1,6% | 16,1% |
15º | CHERY | 42.420 | 1,7% | 69.634 | 3,0% | -39,1% |
16º | DONGFENG | 29.215 | 1,2% | 46.294 | 2,0% | -36,9% |
17º | HONGQI* | 29.021 | 1,2% | – | – | – |
18º | HYUNDAI* | 21.635 | 0,9% | – | – | – |
19º | ROEWE | 20.010 | 0,8% | 51.276 | 2,2% | -61,0% |
20º | FORD* | 19.166 | 0,8% | – | – | – |
… | … | … | … | … | … | … |
TOTAL | 2.505.000 | 100,0% | 2.333.000 | 100,0% | 7,4% | |
ACUMULADO | 21.975.000 | 100,0% | 20.970.000 | 100,0% | 4,8% |
O resultado espetacular da BYD teve reflexo no ranking de modelos, com o Song Plus – já em pré-venda no Brasil – garantindo uma inédita liderança com 56.138 unidades (recorde), quase 17 mil unidades a mais do que o elétrico Wuling Hongguag Mini EV (41.255), 3º colocado nos últimos dois meses. Líder no acumulado, o Nissan Sentra/Sylphy (40.504) completou o pódio.
Atrás do VW Lavida (32.540), único entre os cinco primeiros com queda nas vendas (-7,4%), o Han (31.468) foi outro dos modelos da BYD com recorde em outubro, algo que também se repetiu com o Yuan Plus (20.418), 11º, outro representante da marca que está chegando ao mercado brasileiro. Dupla de sedãs da Toyota, Camry (22.471) e Corolla (20.798) completaram o top 10. Líder em outubro, o Tesla Model Y (14.391) desta vez foi apenas o 28º.
POS. | MODELO | OUT.22 | % PART. 2022 | OUT.21 | % PART. 2021 | VAR. 2022/2021 |
1º | BYD SONG | 56.138 | 2,2% | 23.313 | 1,0% | 140,8% |
2º | WULING HONGGUANG MINI EV | 41.255 | 1,6% | 39.128 | 1,7% | 5,4% |
3º | NISSAN SYLPHY | 40.504 | 1,6% | 39.809 | 1,7% | 1,7% |
4º | VW LAVIDA | 32.540 | 1,3% | 35.124 | 1,5% | -7,4% |
5º | BYD HAN* | 31.468 | 1,3% | – | – | – |
6º | HAVAL H6 | 29.611 | 1,2% | 27.341 | 1,2% | 8,3% |
7º | BYD QIN PLUS | 29.593 | 1,2% | 25.908 | 1,1% | 14,2% |
8º | BYD DOLPHIN* | 25.240 | 1,0% | – | – | – |
9º | TOYOTA CAMRY | 22.471 | 0,9% | 26.121 | 1,1% | -14,0% |
10º | TOYOTA COROLLA | 20.798 | 0,8% | 19.738 | 0,8% | 5,4% |
11º | BYD YUAN PLUS* | 20.418 | 0,8% | – | – | – |
12º | VW BORA | 19.718 | 0,8% | 20.915 | 0,9% | -5,7% |
13º | GEELY EMGRAND | 18.760 | 0,7% | 17.585 | 0,8% | 6,7% |
14º | TOYOTA LEVIN* | 17.871 | 0,7% | – | – | – |
15º | HONDA ACCORD | 17.734 | 0,7% | 22.201 | 1,0% | -20,1% |
16º | HONDA CR-V* | 17.071 | 0,7% | – | – | – |
17º | BYD TANG* | 16.989 | 0,7% | – | – | – |
18º | VW SAGITAR | 16.686 | 0,7% | 27.180 | 1,2% | -38,6% |
19º | VW PASSAT | 16.523 | 0,7% | 12.053 | 0,5% | 37,1% |
20º | CHANGAN CS75 | 16.350 | 0,7% | 20.539 | 0,9% | -20,4% |
21º | TOYOTA RAV4 | 16.064 | 0,6% | 21.026 | 0,9% | -23,6% |
22º | CHANGAN EADO | 15.262 | 0,6% | 13.113 | 0,6% | 16,4% |
23º | NISSAN QASHQAI* | 14.930 | 0,6% | – | – | – |
24º | VW TIGUAN L | 14.745 | 0,6% | 18.034 | 0,8% | -18,2% |
25º | GAC AION S* | 14.507 | 0,6% | – | – | – |
26º | GEELY XINGYUE | 14.506 | 0,6% | 12.053 | 0,5% | 20,4% |
27º | HONDA CIVIC | 14.487 | 0,6% | 18.416 | 0,8% | -21,3% |
28º | TESLA MODEL Y | 14.391 | 0,6% | 25.538 | 1,1% | -43,6% |
29º | GEELY XINGYUE L* | 14.252 | 0,6% | – | – | – |
30º | GEELY BINYUE | 14.221 | 0,6% | 13.183 | 0,6% | 7,9% |
31º | BUICK VERANO* | 13.474 | 0,5% | – | – | – |
32º | VW MAGOTAN* | 13.362 | 0,5% | – | – | – |
33º | BMW SÉRIE 5 L | 13.306 | 0,5% | 14.319 | 0,6% | -7,1% |
34º | BUICK GL8 | 13.113 | 0,5% | 15.947 | 0,7% | -17,8% |
35º | CHANGAN UNI-V* | 12.861 | 0,5% | – | – | – |
36º | GAC AION Y* | 12.615 | 0,5% | – | – | – |
37º | VW THARU | 12.340 | 0,5% | 13.042 | 0,6% | -5,4% |
38º | GEELY BOYUE | 12.203 | 0,5% | 17.352 | 0,7% | -29,7% |
39º | NISSAN TEANA | 12.068 | 0,5% | 15.878 | 0,7% | -24,0% |
40º | CHANGAN LUMIN* | 12.009 | 0,5% | – | – | – |
41º | MERCEDES GLC | 11.983 | 0,5% | 17.128 | 0,7% | -30,0% |
42º | TOYOTA WILDLANDER* | 11.830 | 0,5% | – | – | – |
43º | NETA V* | 11.721 | 0,5% | – | – | – |
44º | MERCEDES CLASSE E L | 11.695 | 0,5% | 17.565 | 0,8% | -33,4% |
45º | MERCEDES CLASSE C L | 11.655 | 0,5% | 12.915 | 0,6% | -9,8% |
46º | HONGQI HS5* | 11.636 | 0,5% | – | – | – |
47º | WULING HONGGUANG | 11.615 | 0,5% | 37.943 | 1,6% | -69,4% |
48º | CHANGAN CS55 | 11.576 | 0,5% | 20.233 | 0,9% | -42,8% |
49º | BYD SEAL* | 11.267 | 0,4% | – | – | – |
50º | HONDA BREEZE | 10.877 | 0,4% | 16.861 | 0,7% | -35,5% |
Observação: números de outubro/21 indisponíveis para as marcas e modelos em destaque (*).
Fontes: Marklines / Best Selling Cars Blog