Cadillac Celestiq estreia de forma oficial como sedã elétrico ultra-luxo.

Cadillac Celestiq estreia de forma oficial como sedã elétrico ultra-luxo.

outubro 21, 2022 Off Por motoractionbrasil

2º veículo elétrico da Cadillac resgata valores como luxo e sofisticação, além de tecnologia sem precedentes na história da marca.

Cadillac Celestiq - apresentação oficial

O Cadillac Celestiq estreou oficialmente em sua forma definitiva. Apresentado como um sedã elétrico de ‘ultra luxo’, o segundo modelo totalmente elétrico da Cadillac resgata seus principais valores, como luxo e sofisticação, além de um nível de tecnologia jamais visto na história da marca. 

Revelado na forma de conceito há alguns meses, o Celestiq é o novo carro-chefe da Cadillac e concretiza o objetivo da marca de estabelecer um novo padrão em termos de qualidade de construção, refinamento, tecnologia. Tudo isso aliado à eletrificação, confirmando que a marca de luxo está totalmente inserida no objetivo global da GM de produzir somente carros elétricos a partir de 2035.

Produzido de forma artesanal no Centro Técnico Global da GM em Warren, Michigan, o Cadillac Celestiq também incorpora algumas das mais modernas técnicas de fabricação disponíveis atualmente. 

Especificamente, a carroceria consiste em seis grandes componentes de alumínio fundidos com areia. De acordo com a Cadillac, cada uma dessas fundições reduz a quantidade de peças em 30 a 40 componentes em comparação com a construção típica estampada.

O uso de conteúdo e processos com precisão é ideal para veículos de baixo volume, que são feitos de forma artesanal e sob medida. Mas os benefícios incluem ainda um uso mais eficiente do espaço por meio da junção de todas as tecnologias sem comprometer o design ou o conforto do cliente, maior rigidez estrutural e a possibilidade de acomodar grandes rodas de 23 polegadas. E falando em rigidez, a bateria Ultium que fica alojada no assoalho serve como elemento estrutural do sedã elétrico. 

Cadillac Celestiq - externas

Outro destaque é o uso de opções alternativas de manufatura. O Cadillac Celestiq possui nada menos que 115 peças impressas em 3D, incluindo o centro do volante — a maior parte metálica que a GM imprimiu em produção — e a presilha da guia ajustável do cinto de segurança, a primeira peça impressa em 3D relacionada à segurança da GM.

Componentes como interruptores de vidros elétricos, alças de apoio, decoração do console e peças estruturais sob a superfície do veículo também são impressos em 3D. 

A Cadillac frisa que uma das principais características do Celestiq é a experiência de condução de alto nível, como nas marcas Bentley e Rolls-Royce, aliando conforto sem precedentes e ao mesmo tempo uma sensação de controle total do veículo. 

Cadillac Celestiq - painel

E para entregar tudo isso, o Celestiq vem com um pacote de tecnologias que inclui suspensão a ar adaptativa, direção traseira ativa (3,5 graus), controle de rolagem ativo, tração integral, spoiler traseiro ativo, direção elétrica com relação variável e o Magnetic Ride Control 4.0. 

Assim como os mais recentes carros elétricos da GM, o Cadillac Celestiq é baseado na arquitetura Ultium, com uma plataforma desenvolvida exclusivamente para o sedã elétrico ultra luxo. 

A Cadillac ainda não revelou todos os detalhes técnicos, mas a bateria com 111 kWh de capacidade alimenta os motores elétricos que entregarão uma potência de 608 cv e torque máximo de 88,5 kgfm, suficientes para uma aceleração de 0 a 96 km/h em 3,8 segundos – autonomia declarada é de 483 km.

A potência de carregamento é de até 200 kW, o que permite ao Celestiq recuperar 125 km de alcance em apenas 10 minutos usando uma estação de recarga ultrarrápida. Para melhorar a eficiência, o sedã elétrico conta com regeneração inteligente que converte a energia cinética do impulso do veículo em eletricidade e também o modo de condução ‘One Pedal’. 

Cadillac Celestiq - detalhe lateral

Mantendo o visual do conceito, o Cadillac Celestiq aposta na vanguarda do design, com linhas angulares e elementos exclusivos que o tornam inconfundível. 

Todas as superfícies metálicas vistas na parte externa são metais de verdade — incluindo uma grade de alumínio, saias de alumínio escovado, revestimento eTrunk de alumínio, farol e aparador de farol, e aberturas de carroceria em metal escovado.

sedã elétrico possui ainda faróis com micro espelhos e mais de 1,3 milhão de pixels, teto de vidro inteligente, que é dividido em quatro zonas e permite controlar a luminosidade em cada uma delas. 

No interior do Celestiq fica ainda mais evidente a filosofia de design Art of Travel da Cadillac. A montagem artesanal salta aos olhos ao entrar na cabine, graças ao uso de materiais de alto nível e detalhes cuidadosamente pensados.

Personalização

E é aqui que entra uma das características fundamentais do Celestiq: a personalização. O sedã elétrico conta com elementos montados de forma artesanal e selecionados pelo cliente, além de uma iluminação interior imersiva e detalhes que acenam para a exclusividade. 

As portas têm abertura e fechamento elétricos e o interior chama a atenção pela tela de 55″ que integra quadro de instrumentos, tela de informação e entretenimento central e uma tela para o passageiro. Além disso, há uma tela de 11″ no console central e outra de 8″ voltada para os ocupantes traseiros e mais duas telas individuais de 12,6″ para os ocupantes do banco traseiro. 

O conceito é de que cada veículo artesanal é uma peça de arte encomendada feita com metais autênticos, couros, juntamente com uma seleção premium de materiais sob medida. Tudo isso para que cada unidade do Celestiq seja exclusiva.

Em termos de tecnologia, ainda podemos citar um aparata que inclui o sistema de câmeras interconectadas, Google integrado, ar-condicionado automático de quatro zonas, assistência à condução Ultra Cruise da GM e um sistema de som premium AKG com nada menos que 43 alto-falantes, sendo 38 no interior do veículo. 

Os concessionários norte-americanos já estão sendo preparados para receber os primeiros pedidos do Cadillac Celestiq, que custa a partir de US$ 300.000 e só será entregue a partir de dezembro de 2023.