Caminhões roubam a cena na Agrishow 2023.
maio 8, 2023Evento que se encerra nesta sexta-feira, 5, reuniu principais players do mercado.
Um desfile de caminhões munidos das principais tecnologias que estão em voga foi apresentado na Agrishow 2023, evento que acontece até esta sexta-feira, 5, em Ribeirão Preto (SP). Um dos modelos mais visados, o S-Way, da Iveco, promete redução de consumo de até 15% de combustível, tornando-se uma opção econômica e rentável para o autônomo e para o transportador. O S-Way também possui sistemas de conectividade, telemetria e gestão de frota, por meio do IVECO ON, que garantem maior disponibilidade e produtividade dos veículos.
Disponível nas versões 480 cv (4×2), 480 cv (6×2) e 540 cv (6×4), a linha S-Way tem ainda a versão GNV que conta com motorização de 460cv, a mais potente do mercado, e tem capacidade total de 960 litros (240 m3). O modelo proporciona a maior autonomia entre os veículos movidos a gás natural ou biometano no país e estará disponível na rede de concessionários IVECO no último trimestre de 2023.
“Esse é um caminhão altamente tecnológico e robusto, projetado para atender com excelência as crescentes demandas do agronegócio, motor da economia do país”, destaca Carlos Tavares, diretor Comercial da IVECO.
Euro 6 – A Scania, por sua vez, marcou presença expondo a sua nova linha de caminhões P8/Euro 6.
O público pode conferir os modelos P 280 6×4 XT (movido a gás e/ou biometano), 500 R Super 6×2, 560 G Super 6×4 XT e 560 R Super 6×4 e um motor de 13 Litros DC13 072A (diesel) para grupos geradores de energia.
“A Scania se mantém e amplia suas soluções como referência ao agronegócio e para atender às demandas de setores como o sucroenergético, madeira e agrícola. A Agrishow reforçará com os clientes todas as vantagens da nova linha Euro 6 de caminhões”, afirma Fabrício Vieira, gerente de Vendas de Soluções Off Road da Scania Operações Comerciais Brasil. “E estamos ainda mais preparados para atender qualquer demanda do mercado. Além de expôr o P 280 que faz parte da linha mais sustentável movida a gás e biometano, que tem enorme potencial na cadeia do agronegócio, completa.
Segundo ele, as pioneiras soluções a gás e biometano da Scania são plenamente viáveis para o mercado brasileiro, cadeia sucroenergética e a do agronegócio, justamente os focos da Agrishow. O biometano, combustível 100% sustentável, pode ser gerado de diversas fontes (vinhaça, restos de culturas agrícolas, fezes de animais e resíduos da agroindústria e do lodo sanitário urbano).
A Mercedes-Benz, por sua vez, levou o modelo Actros 2653 6×4. Equipado com o chamado Pacote Robustez, o Actros ganhou customização de para-choque, conjunto ótico, protetor de cárter e estribo móvel, o que resulta em maior robustez e resistência aos impactos das irregularidades das vias, preservando o veículo e a carga.
A modificação do caminhão é feita pela própria montadora, dentro do Custom Tailored Center (CTC), que atende clientes que solicitam modificações ou adaptações nos veículos de série, devido a necessidades específicas de suas operações de transporte.
A Volkswagen também surpreendeu no evento ao apresentar o caminhão autônomo Constellation 31.280 8×4. O modelo é equipado com sistema que identifica sua posição e segue a rota pré-programada, com precisão de 2,5 cm, impossível de se alcançar com condução manual.