Carro elétrico compacto da Volkswagen-JAC será lançado no Brasil em outubro.
março 11, 2021Subcompacto equipado com bateria livre de cobalto tem o mesmo tamanho de um VW up!
Revelado ao público em dezembro, durante o Salão do Automóvel de Guangzhou, na China, o carro elétrico urbano E10X será lançado no Brasil em outubro de 2021. Trata-se de um subcompacto produzido no pais asiático pela Si Hao, uma submarca local de carros elétricos que pertence a joint venture Volkswagen-JAC.
Ainda sem muitos detalhes divulgados sobre especificações e preços para o mercado nacional, o futuro caçula da JAC já está disponível para encomendas na China por preços entre 39.900 e 78.900 yuan, algo entre R$ 35.500 e R$ 70.000 em uma conversão direta. Por lá, o subcompacto elétrico é oferecido com três opções de autonomia, 150, 200 ou 300 km.
Galeria: Subcompacto elétrico JAC-Volkswagen
Medindo 3,65 metros de comprimento (praticamente a mesma dimensão que um VW up!), com cinco portas e capacidade para cinco passageiros, este pequeno carro urbano se destaca pelo custo benefício e bom nível de acabamento e equipamentos para um carro desse porte.
Baseado no JAC iEV20, este novo modelo teve o interior totalmente redesenhado pela VW-JAC, adotando um visual mais ‘clean’ e moderno, típico dos carros elétricos mais recentes. O painel conta com duas telas, uma para o quadro de instrumentos e outra para o sistema de informação e entretenimento enquanto o console abriga uma base para recarga sem fio de smartphones.
O seu sistema de propulsão conta com um motor elétrico de 45 kW (61 cv) e uma bateria livre de cobalto com 30 kWh de capacidade, o que é um diferencial para um carro deste segmento. A autonomia, como dissemos no início, varia entre 150 e 300 km, dependendo da versão escolhida.
Com produção local e um custo de produção mais baixo, graças às novas baterias, este pequeno JAC ainda não teve preços divulgados para o Brasil, nem detalhes sobre versões disponíveis ou autonomia, que acreditamos ser a opção mais ampla de 300 km com uma carga.
Inicialmente, o objetivo era de que o modelo ocupasse o lugar do JAC iEV20, mas isso ainda não está confirmado pela marca e existe a possibilidade dos dois modelos conviveram no mercado por um tempo.
Vale lembrar que o iEV20 custa R$ 154.900, sendo um dos carros elétricos mais baratos disponíveis no mercado. No entanto, ele está equipado com uma bateria de maior capacidade em comparação ao ‘irmão’ JAC-VW, com 41 kWh e que garante autonomia de até 400 km.