Carro elétrico mais vendido do mundo encara teste de colisão.

Carro elétrico mais vendido do mundo encara teste de colisão.

dezembro 14, 2021 Off Por motoractionbrasil

Com mais de meio milhão de unidades vendidas na China, Wuling Hong Guang Mini EV é colocado à prova.

Wuling Hong Guang MINI EV Crash Test (source: 汽车大侦探东门)

O carro elétrico mais vendido da China, e do mundo, se considerarmos os últimos meses, o Wuling Hong Guang Mini EV produzido pela joint venture GM-Wulling foi colocado à prova em um teste de colisão contra outro veículo do mesmo porte.

O carro elétrico urbano pensado para o mercado chinês emplacou nada menos que 40.000 unidades em novembro, enquanto se prepara para superar os 500.000 carros vendidos em apenas 18 meses de comercialização, um recorde. 

O sucesso vem também do preço atrativo (estamos falando de um preço de tabela que começa em 28.800 yuan, equivalente a cerca de R$ 25.000). Mas não apenas isso, porque este subcompacto de emissão zero conquistou seu espaço na sombra da Grande Muralha como um carro urbano, prático e eficiente. https://www.youtube.com/embed/Q-coIUMHp4g

É normal, portanto, se perguntar se um carro tão bem sucedido também é seguro. Na China, ele foi avaliado em uma série de testes de colisão. Em um deles ele colidiu com outro carro elétrico compacto de concepção diferente: ele tem baterias de chumbo-ácido e um estilo ‘inspirado’ no Mercedes Classe G. 

Os dois carros simularam uma colisão frontal com um desvio de 50% aos 64 km/h que viu o Wuling (560 kg de peso) resistir muito melhor que o outro veículo (568 kg de peso), que por sua vez ficou completamente destruído com consequências muito graves para os ocupantes.https://s.dynad.net/stack/928W5r5IndTfocT3VdUV-AB8UVlc0JbnGWyFZsei5gU.html

Na imagem abaixo você pode conferir as pontuações exatas para o MINI EV. Na coluna da esquerda estão as pontuações para o motorista, e na coluna da direita estão as pontuações para o passageiro traseiro.china teste colisao mini ev

O que aconteceria com um carro maior?

O mérito do bom resultado alcançado pelo Wuling Hong Guan Mini EV reside no fato de que, embora pequeno, o carro construído pela joint venture entre SAIC-GM-Wuling estava equipado na dianteira com uma estrutura deformável capaz de absorver melhor os impactos.  

Já o outro carro submetido ao teste sofreu muitos danos e como resultado da colisão as portas se abriram com dificuldade, mas no conjunto da obra, o habitáculo pareceu resistir muito bem e até mesmo a bateria de alta tensão permaneceu protegida e quase que completamente intacta.MINI EV Macaron (3)

Claro, que mesmo olhando somente para o mercado chinês, o peso médio dos carros em circulação é em torno de 1.200-1.400 kg. Entende-se que em um acidente em condições semelhantes, mas com um carro com uma massa quase três vezes maior, o Wuling não sairia tão bem. Por enquanto, porém, não há avaliações analíticas nesse sentido. 

Wuling – Hong Guang MINI EV

  • Dimensões: 2,92 x 1,49 x 1,62 metros
  • Distância entre-eixos: 1,94 metros
  • Bateria: 9,3 kWh ou 13,9 kWh
  • Alcance: 120 km ou 170 km
  • Potência máxima: 27,2 cv
  • Torque máximo: 8,6 kgfm
  • Velocidade máxima: 100 km/h