Carros elétricos têm quatro novos desafios principais, diz especialista.

Carros elétricos têm quatro novos desafios principais, diz especialista.

abril 4, 2023 Off Por motoractionbrasil

Especialista chinês fala dos novos desafios que o avanço da eletrificação impõe.

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A China é um dos países com crescimento mais rápido nas vendas de carros elétricos, mas ao mesmo tempo isso implica em novos desafios inerentes à transição energética. O tema foi alvo de discussão no Forum China Electric Vehicle.  

No evento, Wan Gang, presidente da Associação Chinesa de Ciência e Tecnologia, fez um discurso de abertura que pode ser traduzido como “Uma nova jornada para a indústria automotiva da China”.BYD Dolphin 2023 - China (3)

Em sua apresentação, Wan disse que a indústria automotiva de veículos New Energy (100% elétricos, híbridos plug-in e FCEV) entrou em um período de forte expansão orientado para o mercado interno e já atingiu a meta prevista para 2025. No entanto, para continuar avançando, o especialista enxerga quatro desafios principais.

Ele elenca pontos-chave que devem ser perseguidos para a continuidade da transição energética na China, mas com exemplos que podem ser aproveitados em outros mercados. 

Confira abaixo:

  • o desenvolvimento do mercado não é uniforme e suficiente, e o desempenho atual do produto e a qualidade dos veículos eletrificados ainda precisam avançar para atingir as metas dos consumidores em todos os ambientes e cenários.
  • o progresso dos veículos comerciais é lento. Eles representam uma pequena proporção, mas respondem por mais de 50% do dióxido de carbono emitido. Em 2022, os veículos comerciais representavam apenas 10,2% da frota total, dos quais a taxa de penetração de eletrificação dos veículos médios e pesados comerciais era menos de 2,7%, muito inferior à taxa de penetração dos veículos de passageiros ‘new energy’ de 25,6%.
  • em comparação com o rápido crescimento da procura orientada para o mercado de veículos eletrificados, as instalações de carregamento, pontos de troca de baterias, rede de reabastecimento de hidrogênio, comunicação veículo-estrada e uma série de infraestruturas ainda estão relativamente atrasadas. A dificuldade de carregar para viagens longos ainda é um problema muito importante e comum.
  • o desenvolvimento industrial encontrou estrangulamentos, embora o preço dos recursos básicos tenha caído um pouco, ainda é elevado, a cadeia de abastecimento não seja sanada e existam algumas restrições técnicas graves. O próximo passo é continuar a reforçar a investigação e o desenvolvimento de tecnologias-chave de veículos eletrificados.

Além disso, Wan também sugeriu que a China deveria estabelecer um novo sistema operacional independente para veículos elétricos, o que inclui uma arquitetura do sistema de software subjacente, o software principal, o middleware, a camada do motorista, e as funções expandindas e etc., para que possa realmente alcançar a interconexão de energia do veículo, a colaboração na nuvem e a integração veículo-estrada.

Enquanto os carros elétricos se consolidam como dominantes entre os eletrificados (New Energy), o especialista chinês enxerga que ainda existe demanda por motores de combustão, que se traduzem nas vendas de modelos híbridos plug-in de alcance estendido: eles atingirão nos anos seguintes 5,7% de participação geral no mercado e responderão por 20% das vendas de eletrificados plug-in.china autohome

Falando de condução autônoma, Wan defende a construção de uma base de testes e avaliação quantitativa totalmente fechada e multicenário (vias urbanas, estradas rurais, autopistas) para veículos inteligentes conectados em rede. Isso permitiria agrupar informações para realmente garantir a segurança da condução autônoma.

Em suas considerações, o especialista em mobilidade pediu para que todos os envolvidos na cadeia da indústria trabalhem em estreita colaboração para atender à demanda do mercado de veículos eletrificados, fortalecendo a pesquisa, promovendo o desenvolvimento coordenado de motores de combustão interna e propulsão elétrica, acelerando a promoção e aplicação de veículos comerciais de célula de combustível para fins regionais, e por fim, promover a integração da solução veículo-energia-estrada-nuvem, promover o impulso das indústrias verdes e de baixo carbono.

Fonte: AutoHome