Centenário de Saramago faz Portugal entrar na rota do Turismo Literário.

Centenário de Saramago faz Portugal entrar na rota do Turismo Literário.

novembro 26, 2021 Off Por motoractionbrasil
José Saramago, autor português ganhador do Prémio Nobel de Literatura e do Prémio Camões Crédito: Divulgação

O início das celebrações do Centenário de José Saramago, autor português com mais de 40 obras e detentor do Prémio Nobel de Literatura e do Prémio Camões, assinala também o arranque de “Viagem a Portugal Revisited”, um projeto de turismo literário do Turismo de Portugal.

Desenvolvido em parceria com a Fundação José Saramago, “Viagem a Portugal Revisited” consiste numa reconstrução dos roteiros percorridos por Saramago, e descritos na obra homónima, por autores contemporâneos nacionais e internacionais.  José Luis Peixoto, galardoado com o Prémio Literário José Saramago em 2001, é o primeiro autor a ser desafiado para fazer um relato contemporâneo da viagem e dos locais visitados. O projeto constitui uma oportunidade para dar a conhecer o imenso território onde Saramago se inspirou, os locais, as paisagens, os sabores e as gentes, mas também promover Portugal como destino de turismo literário.

Foi entre outubro de 1979 e julho de 1980 que José Saramago percorreu o país, a convite do Círculo de Leitores, escrevendo “Viagem a Portugal” que descreve o nosso país como nenhum outro. E já na altura, o escritor destacava que “é preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera o que se vira no verão, ver de dia o que se viu de noite… É preciso voltar aos passos que foram dados, para os repetir, e para traçar caminhos novos”.- Advertisement –

Por isso, para além da homenagem prestada a José Saramago, este projeto pretende convidar à visita a Portugal através do olhar do escritor e motivar a interação com outros roteiros literários, assentes em outras obras de Saramago e em lugares neles mencionados.

Uma plataforma digital “Viagem a Portugal Revisited” com os itinerários da obra e os conteúdos dos locais revisitados pelos autores, que podem assim ser descobertos de forma interativa e dinâmica, será lançada no início de 2022, onde através de um roteiro inovador num mapa 3D com a tecnologia Google Earth. Serão também divulgados conteúdos escritos, visuais e sonoros através de diferentes canais e para partilha no YouTube, Spotify e Apple.

Portugal entra no mapa dos destinos literários, com o Programa de Ação para o Turismo Literário valorizar e promover a oferta de Turismo Literário e enaltecer a língua portuguesa e os seus escritores, em diálogo com o território, contribuindo para a coesão social e territorial e impulsionando o negócio turístico.