Changan C385: rival do Tesla Model 3 é bem mais barato e roda 712 km.
maio 13, 2022Novo sedã será vendido sob a marca Deep Blue e chegará às lojas no terceiro trimestre.
Após apresentação prévia realizada no ano passado, a Changan divulga agora todos os detalhes a respeito do elétrico C385. Sedã de porte médio com design atraente e conjunto mecânico poderoso, o modelo será comercializado pela submarca Deep Blue e foi desenvolvido pra rivalizar diretamente com o Tesla Model 3. Estará à venda a partir do terceiro trimestre, começando pela China, e custará bem menos que o principal concorrente.
Segundo informado, o C385 elétrico custará entre 166.800 a 214.800 yuans – algo em torno de US$ 24.850 a US$ 32.000 numa conversão direta. Para efeito de comparação, o Tesla Model 3 – produzido na própria China – tem preços entre 279.900 a 367.900 yuans (aproximadamente US$ 41.690 a US$ 54.790, respetivamente). Haverá ainda versões híbridas a partir de 152.800 yuan (US$ 22.760) e movidas a hidrogênio por 239.800 yuan (US$ 35.720).
Changan C385
Ao todo, o modelo mede 4.820 mm de comprimento, 1.890 mm de largura, 1.480 mm de altura e 2.900 mm de distância entre-eixos. De acordo com a Changan, o C385 (nome que poderá mudar na chegada definitiva ao mercado) é baseado na plataforma modular elétrica EPA1 e oferece tração traseira como padrão.
As versões puramente elétricas têm motor no eixo traseiro com potência de 160 kW (220 cv) ou 190 kW (260 cv), além de bateria com capacidade de 58 ou 78 kWh. Dados de fábrica indicam autonomia de 515 km e 712 km, respectivamente. Versões com motorização dupla e tração integral serão lançadas posteriormente.
Por sua vez, a variante híbrida tem motor elétrico de 160 kW (220 cv) instalado no eixo traseiro, além de propulsor a gasolina associado com detalhes ainda desconhecidos. O conjunto conta ainda com bateria de 30 kWh e capacidade para rodar 200 km apenas no modo elétrico. A reserva de energia no modo híbrido é de impressionantes 1200 km, diz a marca. Já a versão de hidrogênio entrega 260 cv de potência e autonomia de 700 km.
O interior lembra bastante o rival da Tesla, com destaque para a central multimídia de 14,6 polegadas no centro do painel. Entre os equipamentos, destaque para o piloto automático de nível 4 semelhante ao sistema da concorrência.
A marca responsável por comercializar o C385, batizada de Deep Blue, ainda não teve logotipo revelado e, em razão disso, o carro aparecem nas fotos sem emblemas. Além do sedã, a empresa venderá o SUV C673 e três outros modelos.