Citroën transforma Jumpy em motorhome com estilo de carro antigo.
agosto 28, 2023Por baixo desse visual de Type-H, há cozinha, duas camas e um teto retrátil.
Os campers e motorhomes estão no centro das atenções no Caravan Salon 2023, na Alemanha, e a Citroën está lá com um novo conceito que evoca o passado da empresa e aponta para o futuro. Ele se chama Type Holidays e, sob a carroceria retrô, há uma moderna van SpaceTourer (uma prima da nossa Jumpy) que antecipa uma futura linha de veículos de aventura da marca francesa.
Os fãs da Citroën reconhecerão imediatamente o design como uma homenagem aos clássicos furgões Tipo H, fabricados do final da década de 1940 até o início dos anos 1980, mas não há nada de retrô no interior. Baseado no SpaceTourer, a Citroën acrescenta um teto pop-up para aumentar o espaço para a cabeça na área de estar e acomodações para dormir para duas pessoas. Um banco na parte traseira se dobra para formar uma segunda cama, dando ao Type Holidays espaço suficiente para quatro pessoas relaxarem.
Como no Volkswagen California Concept, a Citroën acrescenta uma segunda porta deslizante no lado esquerdo da van. É também aí que se localiza a cozinha compacta, permitindo o acesso tanto ao interior quanto ao exterior. Uma pia e uma geladeira estão incluídas, e uma mesa dobrável com assentos dianteiros giratórios em 180 graus cria uma área de jantar aconchegante. Quanto à parte externa, a Citroën fez uma parceria com o construtor de carrocerias italiano Caselani para o visual antigo.
É importante observar que o Type Holidays é um conceito até o momento. Como tal, a Citroen não oferece detalhes sobre a potência a bordo, tanques de água ou opções de trem de força. E embora o estilo do Type H seja certamente interessante, duvidamos que esse visual seja levado para a produção.
Citroen Type Holidays (2023)
No entanto, algo está por vir. A Citroën afirma que o conceito Type Holidays prevê uma nova linha de veículos com a marca Holidays, voltada para os amantes de vans. Detalhes sobre essa nova linha serão compartilhados até o final do ano.
Fonte: Citroen