CMA CGM cria fundo de US$ 1,5 bilhões voltado à energia.

CMA CGM cria fundo de US$ 1,5 bilhões voltado à energia.

setembro 8, 2022 Off Por motoractionbrasil

A ideia é acelerar a transição energética no transporte marítimo e na logística.

CMA CGM

O Grupo CMA CGM anunciou hoje que está criando um Fundo Especial voltado à Energia, apoiado por um orçamento de cinco anos no valor de 1,5 bilhões de dólares, para acelerar sua transição energética e alcançar carbono zero líquido até 2050.

O Fundo apoiará a produção industrial de novos combustíveis, bem como soluções em mobilidade de baixas emissões para os negócios do Grupo (transporte marítimo, terrestre e aéreo de cargas; transporte portuário, serviços logísticos e escritórios). Além disso, a iniciativa contribuirá com uma plataforma de inovação global, desenvolvida em parceria com grandes empresas, PMEs, startups, e comunidades acadêmica e científica.

“Este fundo nos permitirá fazer investimentos substanciais em projetos inovadores para descarbonizar nossos negócios. Para isso, alocamos os recursos necessários para acelerar nossa transição energética e de toda a indústria marítima e logística”, ressalta Rodolphe Saadé, Presidente e CEO do Grupo CMA CGM.

Rodolphe Saadé CMA CGM
Rodolphe Saadé sucedeu o pai como CEO da CMA CGM

O Grupo CMA CGM já está atendendo e agindo contra a mudança climática, utilizando gás natural liquefeito (GNL) como um combustível marítimo de transição. Além disso, existem dois projetos já iniciados que terão um aporte maior. São eles:

O Grupo CMA CGM elencou quatro focos do Fundo. São eles:

Apoiar o desenvolvimento e a produção de combustíveis renováveis

O Grupo já utiliza GNL como combustível marítimo de transição, mas além disso a ideia é impulsionar a demanda de produção, em escala industrial, das instalações de biocombustíveis, biometano, e-metano, metanol sem carbono e outros combustíveis alternativos.

Acelerar a descarbonização de terminais portuários, armazéns e frotas de caminhões

A companhia está empenhada em permitir que essas instalações gerem eletricidade suficiente livre de carbono (eólica, solar, movido a biomassa, movido a hidrogênio) para se tornarem autossuficientes em energia.

Um plano de transição também será implementado para as frotas de caminhões, com foco especial na eletrificação dos caminhões de logística da CEVA.

Transporte Martítimo
Segundo a Organização Marítima Internacional, o transporte marítimo representa 3% das emissões do gás de efeito estufa

Projetos na vanguarda da inovação

Existem alguns projetos já em curso, como Energy Observer 2, que visa fazer do hidrogênio uma das fontes de energia para o futuro. Além do Neoline, prótotipo de navio cargueiro movido a vela, por exemplo.

Buscar uma melhorar a eficiência energética dentro do próprio Grupo

Cuidar de “dentro de casa” é um dos objetivos também. Incentivar as soluções de mobilidade aos funcionários e gestão de energia para os seus edifícios são algumas delas.