CNT ressalta importância de hidrovias para o transporte nos próximos anos.
março 21, 2022Esta semana, durante a Intermodal South America 2022, encontro de logística, intralogística e transporte de cargas que aconteceu no São Paulo Expo, o presidente da Confederação Nacional do Transporte, Vander Costa, defendeu a importância do modal hidroviário para o setor nos próximos anos.
“O Brasil avançou muito nos últimos anos, principalmente com investimentos do Governo Federal no desenvolvimento das ferrovias. O próximo governo terá um novo desafio para ampliar as fronteiras logísticas: impulsionar o modal hidroviário, fundamental para a expansão do agronegócio brasileiro”.
O executivo considera que o país caminha, finalmente, para a consolidação de um ambiente multimodal e, se investir futuramente na expansão do transporte de cargas por hidrovias, novas oportunidades de negócios vão acontecer e haverá a diminuição do Custo Brasil. No entanto, faz algumas ressalvas: “O novo marco regulatório das ferrovias e o Pro Trilho lançado pelo governo recentemente trazem uma avalanche de investimentos, mas ainda há falta de estímulo à concorrência, por meio do direito de passagem. Se queremos reduzir os gastos, isso é fundamental”.
Apesar de muita gente apostar que o modal ferroviário para ocupar esse espaço na gama nacional, o executivo aponta algumas dificuldades do segmento. “Veio em boa hora, mas é preciso evoluir mais. Hoje, o dono dos trilhos é o mesmo dos vagões e até das cargas. Isso afeta a concorrência e impede a evolução do segmento. Defendemos o direito de passagem compulsório, como ocorre em outros países. A ferrovia da Vale, por exemplo, que liga Minas Gerais ao Espírito Santo, só transporta minério, quando poderia transportar cargas da importante indústria automobilística mineira”, salientou.