
Collet Blindagens traz essência das pistas e excelência em segurança
janeiro 8, 2025
Carlo Collet está no negócio de blindagens desde 1996 e foi inspiração como piloto para o filho Caio, atualmente na Fórmula 3


A inspiração do filho veio do pai, que iniciou no kart aos 14 anos de idade. Com 18 anos tirou a CNH e logo foi para o rali .
Carlo Collet estreou como piloto BRP em grande estilo, com o título do Rally Cuesta Off-Road a bordo do Can-Am Commander 1000X, ele foi o mais rápido da categoria UTV .

O Rally Cuesta Off-Road serviu ainda como treinamento de luxo para o desafio mais esperado da temporada, o Rally dos Sertões. Um cara que fez historia no mundo dos Quadrículos, Trouxe os primeiros para o pais no inicio dos anos 90.
E foi Pioneiro em competições de Quadrículos no Brasil.
Isso fez com que ele conhecesse bem as características de segurança, do que pra ele era apenas lazer .

Carlo Collet é pentacampeão do Rally dos Sertões na categoria Quadriciclo, e lutou muito em 2009 para conquistar o hexacampeonato. Apaixonado pelo off-road, ele diz que o Sertões é como Natal, Ano Novo e Páscoa tem todo o ano.
Collet ficou com o segundo lugar na classificação geral e com o título na categoria Quadri Extreme, e garante que este foi o melhor Sertões que já correu. Este rali foi maior, mais competitivo, e eu larguei entre os primeiros todos os dias, por correr o Mundial também.

Mais do que participar do Rally Dakar, independentemente da classificação, o brasileiro Carlo Collet já entra para a história. Ele é o primeiro piloto a representar o país na modalidade Quadriciclo no maior rali do mundo.
A prova na América do Sul aproximou o Dakar do experiente piloto. Pentacampeão do Rally dos Sertões em oito participações.
Empresário
O hobby também é seu ganha pão. O empresário Carlo começou importando carros, após a abertura de mercado, ocorrida no governo de Fernando Collor. Depois, resolveu focar no mercado de blindagem, isso em 1996.
Ele montou uma blindadora na qual tocou por dez anos. Ampliou o negócio, incorporou mais sócios e montou a BSS, onde ficou mais dez anos. No entanto, resolveu vender sua participação e desenvolver a sua atual empresa, que leva seu nome, a Collet Blindagens.
“A ideia é pegar um nicho menor. Ter um produto diferenciado, com uma qualidade e atendimento melhor para o cliente”

Renato Escobar e Carlo Collet
Nossa
história
Fundada há mais de duas décadas, a Collet Blindagens nasceu com o propósito de proporcionar segurança e tranquilidade para você e sua família. Ao longo desses anos, nos tornamos referência no mercado de blindagem automotiva, sempre utilizando as tecnologias mais avançadas e garantindo a máxima proteção para nossos clientes.
Nosso
propósito
Nosso compromisso é com a sua segurança e tranquilidade. Trabalhamos incansavelmente para oferecer soluções de blindagem que combinam alta tecnologia, expertise e um atendimento premium, sempre personalizados para atender às necessidades específicas de cada cliente.
Protegemos o que você mais valoriza, para que você possa viver com mais liberdade e paz de espírito.

Nossa
estrutura
Contamos com uma infraestrutura moderna e completa, equipada com as mais avançadas tecnologias de blindagem. Trabalhamos com equipamentos de última geração e uma equipe altamente capacitada para garantir que cada detalhe do processo de blindagem seja executado com precisão e excelência.

Collet Blindagens
Com uma fábrica em Cotia, o foco é atender a carros de luxo, mas o empresário ressalta que acaba fazendo todos os modelos de seus clientes. Desta maneira, englobam clássicos e autos do dia a dia. Hoje, a maior parte dos carros blindados pela Collet são elétricos.

“Você tem o problema de uma energia estática que o elétrico cria. Então você tem que tomar cuidado para não agregar materiais que não consomem a energia elétrica do carro”.
Mercado de blindados
O empresário diz que hoje um carro de luxo vende mais facilmente se for blindado do que o não blindado.
“Acima de R$ 300 mil você dificilmente não consegue vender se não for blindado. Tenho aqui muitos carros 2021, 2022, que eu pego na troca e blindo para poder vender.”
Serviço de qualidade
Para Carlo, o problema no Brasil é que não há um órgão que vise a parte de segurança do carro contra acidentes.
“Nós colocamos um aço dentro do vidro para que o para-brisa não tenha risco de ir para dentro do carro. No caso de um acidente mais grave que tenha uma deformação na carroceria do carro, isso vai fazer com que o vidro saia para fora. São várias preocupações que não existem.”
Para ele é um produto mais caro e o mercado muitas vezes não enxerga isso. O problema é que o cliente de blindagem gosta de pagar “aquilo que ele está vendo”. Outro detalhe é sobre o peso. Por exemplo, um carro desenhado para levar 800 kg de carga, ou seja, cinco passageiros mais 300 kg de bagagem, pode agregar 200 kg após a blindagem.
“É importante ressaltar ao motorista que ele não leva mais 800 kg. Ele pode levar agora 600 kg. Tem blindadora que coloca até 400 kg a mais no carro porque é bem mais barato.”

Uma blindagem pesada afeta também na estabilidade, consumo, suspensão, frenagem, pneu. “É outro carro”, explica.
“Se for para ter um produto ruim (blindar de qualquer jeito) é melhor não blindar porque é mais fácil você ter um acidente do que tomar um tiro”.

Há também produtos mais leves que podem deixar o serviço até 20% mais caro, mas que afetam menos o veículo e protegem de forma balística da mesma forma.
“É difícil para o cliente fazer essa conta, mas em alguns anos o desgaste do carro é menor e você recupera financeiramente.”



Por : Paula Carvalho
Fonte: Webventure / Collet Blindagens
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