Datsun poderá ser novamente revivida como marca barata de elétricos.

Datsun poderá ser novamente revivida como marca barata de elétricos.

maio 2, 2022 Off Por motoractionbrasil

Fabricante foi fundada em 1933, descontinuada em 1983, renascida em 2013 e novamente aposentada no mês passado.

Datsun Redi-Go 2020

Kia Niro 2023 | Imagem: Divulgação

Apesar de ter sido descontinuada no mês passado, a Datsun parece não estar completamente morta dentro da Nissan. Prova disso vem de reportagem recente da agência de notícias Automotive News, que relata planos para colocar a fabricante novamente no mercado. Desta vez, segundo fontes internas, a ideia será focar na comercialização de veículos elétricos de baixo custo em mercados emergentes.

“Para milhares de proprietários em todo o mundo, a Datsun continua a fornecer uma experiência de direção envolvente, propriedade de tranquilidade pelo preço certo e ótimo valor”, diz um comunicado da Nissan, sugerindo que pode haver futuro para a Datsun, afinal.

Galeria: Datsun – Família Go

Datsun - Família Go
Datsun - Família Go
Datsun - Família Go
Datsun - Família Go
Datsun - Família Go
Datsun - Família Go
Datsun - Família Go

Nada está confirmado até o momento, mas a transição para eletrificação faz bastante sentido. Todo o mercado caminha nessa direção e, apesar dos custos elevados nesse início, os preços tendem a cair no futuro, abrindo espaço para fabricantes de baixo custo. O grupo Renault-Nissan já começou a explorar esse segmento com o Dacia Spring/Kwid E-Tech e nada mais natural que uma versão Datsun do modelo – ainda que na próxima geração, prevista para 2024.

Sobre a Datsun

A Dastun foi fundada no Japão em 1933 e ganhou fama pela produção de veículos de pegada esportiva, como 280ZX Turbo e Fairlady. Acabou sendo retirada do mercado em 1983, absorvida pela própria Nissan. Após décadas esquecida, foi ressuscitada em 2013 com proposta de baixo orçamento e apelo popular, mas falhou na missão e agora saiu de cena no mês passado sem alcançar o sucesso esperado. Tinha foco comercial voltado para Rússia, Indonésia, Índia, África do Sul e Nepal.

Datsun Go

Quando foi revivida, a marca queria ser para a Nissan o que a Dacia é para a Renault. Começou produzindo os modelos Go, Go+ e Go Cross, desenvolvidos sobre uma versão simplificada da plataforma da antiga geração do March, e chegou a lançar também rebadges feitos a partir de veículos da Lada, como o On-Do (Granta) e o Mi-Do (Kalina). Um dos últimos lançamento da marca foi o Redi-Go, baseado no Renault Kwid.

Fonte: Automotive News