Dodge confirma que novos Charger e Challenger serão apenas elétricos.
agosto 2, 2022Marca desmente rumores de que manteria o motor V8 Hemi para os muscle cars.
Nós sabemos bem que os carros elétricos, eventualmente, irão ocupar o lugar dos equipados com motores a combustão. A transição será mais rápida para algumas fabricantes, mas a Dodge tem sido um porto seguro para os motores V8. Bom, não mais, pois a próxima geração do Charger e do Challenger serão totalmente elétricos, contrariando rumores de que manteriam os motores sem eletrificação.
Um porta-voz da Dodge confirmou que a nova geração da plataforma da marca não só perderá o V8 Hemi, como também todos os outros motores a combustão. Isto é uma continuação de uma reportagem da MotorTrend, que afirmava que o Hemi voltaria para os novos Charger e Challenger, algo que foi negado veemente pela fabricante.
“A reportagem está incorreta,” disse o porta-voz. “O Hemi naquela plataforma, assim como aquela plataforma, irá embora. A nova geração será elétrica.”
A plataforma em questão é a LX, que a Chrysler usou em modelos grandes de tração traseira desde 2005. Os carros atuais usam versões modificadas desta arquitetura – LD para o Charger e LA para o Challenger – para acomodar motores V6 e V8, além da transmissão automática de 8 marchas.
Não é nenhum segredo que a Dodge está trabalhando em um muscle car totalmente elétrico. A fabricante anunciou o projeto no ano passado e um conceito deve ser revelado nas próximas semanas. Irá adiantar o modelo de produção que está programado para ser lançado em 2024, mas Tim Kuniskis, CEO da Dodge, disse anteriormente que sua chegada “não significaria o fim imediato dos motores a combustão.” Isto abriu espaço para especulações, com Kuniskis dizendo até que a nova plataforma elétrica poderia coexistir com o modelo atual por um tempo. Agora sabemos que o Charger e o Challenger atuais sairão de linha.
Combustion Versus Electricity:⠀ Novo Dodge Journey vira carro chinês com logos trocados Dodge promete reinventar segmento de muscle cars na era elétrica
Se serve como consolação para os fãs do V8, há rumores sobre uma edição de despedida para o motor Hellcat supercharged. Supostamente, haverá uma versão preparada para rodar com etanol E85, com potência na casa dos 900 cv e que será usado em uma nova variante do Challenger antes que vire totalmente elétrico.
Fonte: Dodge