Ducati Diavel V4
julho 1, 2024Ducati Diavel V4 é novamente reconhecida por seu design
Diavel V4
Musculosa, esportiva, exagerada e elegante ao mesmo tempo, capaz de atrair a atenção em qualquer contexto, a Diavel V4 sintetiza características técnicas, dinâmicas e de estilo aparentemente distantes, como as das motos naked esportivas e das muscle cruisers.
As performances emocionantes do motor V4 Granturismo são combinadas com uma agilidade e dinâmica surpreendentes para uma moto deste tipo.
V4 Granturismo: o protagonista indiscutível
Na filosofia da Diavel, o motor é o ponto de apoio em torno do qual tudo gira: desempenho, carácter e estilo. É por isso que os designers da Ducati começaram com o V4 Granturismo, tornando-o a estrela de todos os elementos de design, com a mecânica apresentada de forma proeminente como uma característica diferenciada.
Muscle-cruiser com personalidade superesportiva
Com um tanque de combustível de aço com formato escultural e orgânico que lembra as motos supersport da Ducati, a rabeta é leve, esbelta e afiada. As entradas de ar são um elemento de ruptura na vista lateral, comunicando toda a potência muscular.
Caráter e exclusividade são encontrados nos detalhes
A luz diurna em LED na dianteira tem formato de duplo C. O conjunto ótico traseiro é composto por um conjunto de LEDs pontuais sob a traseira, com um design altamente original que repete o duplo C do DRL e não pode deixar indiferente.
Surpreendentemente leve
A Diavel V4 possui chassi com quadro monocoque e braço oscilante unilateral, ambos em alumínio, que aliado à leveza da V4 Granturismo resulta em peso bruto sem combustível de 223 kg, para uma economia de mais de 13 kg em relação a Diavel 1260 S.
Projetado em torno do V4 Granturismo
A V4 Granturismo é o centro das atenções na nossa muscle bike e permite-lhe expressar ao máximo a sua personalidade. O motor de quatro cilindros da Ducati garante alto desempenho, aliado à suavidade e regularidade, a cada rotação. O novo chassi combina idealmente com os pontos fortes da Diavel, como a sua posição de condução característica e o conforto em viagens de médio curso. Além disso, graças a uma grande redução de peso, o manuseio e a agilidade melhoram visivelmente.
Potência, suavidade e leveza
A Diavel adota o motor V4 Granturismo de 1.158 cc, elemento central do design da moto e ao mesmo tempo uma opção técnica que melhora o desempenho, a dinâmica e o prazer de condução.
Um som emocionante e inconfundível
A ordem de disparo Twin Pulse, juntamente com o sistema de escape dedicado desenvolvido com grande atenção à “qualidade sonora”, caracterizam inequivocamente a marca do V4 Granturismo.
Projetado para ir longe
O intervalo recorde de verificação do ajuste das válvulas aos 60.000 km e a troca de óleo programada a cada 15.000 km ou 2 anos significam apenas uma coisa: mais tempo para dirigir e aproveitar o passeio.
O sistema de desativação estendido para os cilindros traseiros
O desenvolvimento do V4 Granturismo também levou em consideração o consumo de combustível e o conforto: o sistema de desativação ampliada do banco traseiro atua tanto nas paradas com o motor ligado, a fim de reduzir o consumo, como para melhorar o conforto térmico do piloto e do passageiro.
Chassi e ergonomia
O chassi tecnicamente refinado é centrado em um quadro monocoque de alumínio leve preso às cabeças dos cilindros, um braço oscilante unilateral fundido no mesmo material e um quadro traseiro em treliça de aço.
Design inconfundível. Personalidade única.
Musculosa, corajosa, com os seus “ombros” largos e um escape com quatro saídas orgulhosamente visível, a Diavel V4 foi concebida para transmitir ousadia e não passar despercebida. Começando pelo novo conjunto óptico dianteiro e traseiro, passando pelas pedaleiras retráteis do passageiro e pela barra de apoio traseira retrátil são os detalhes que marcam a diferença e tornam o design desta moto ainda mais único e inconfundível.
Sistemas eletrônicos de auxílio à condução
Muitos dos sistemas eletrônicos que hoje são padrão nas motos foram pioneiros na Ducati, que conquistou um lugar entre as empresas mais avançadas do setor. Segurança, conforto e desempenho melhorados graças à evolução contínua.
Equipamentos eletrônicos de última geração
O pacote eletrônico de última geração da Diavel V4 é baseado no uso de uma plataforma inercial de 6 eixos (6D IMU – Inertial Measurement Unit) capaz de detectar instantaneamente o ângulo de rotação, guinada e inclinação da motocicleta.
Os parâmetros de operação de cada controle estão associados por padrão aos quatro modos de pilotagem com os quais a Diavel V4 está equipada: Sport, Touring, Urban e o novo modo Wet, projetado especificamente para superfícies de baixa aderência. Cada modo de pilotagem inclui um modo de potência, que define o nível máximo de potência que pode ser entregue e a resposta do motor, bem como os níveis de intervenção dos sistemas eletrônicos de assistência à condução.
Modo de pilotagem Sport
O modo de pilotagem Sport é o de melhor desempenho. A Diavel V4, com este Riding Mode, entrega os seus 168 CV com uma resposta direta e corajosa.
Modo de pilotagem Touring
No modo de pilotagem Touring, a potência máxima da Diavel V4 permanece nos 168 CV, mas a entrega é mais suave e progressiva e o nível de intervenção do DTC e DWC é aumentado para maior controle do veículo.
Modo de pilotagem Wet
O modo de pilotagem Wet foi projetado para pilotar em superfícies de baixa aderência ou, mais precisamente, em condições molhadas.
NTROL
SILENCIADOR
PEDALEIRAS DOBRÁVEIS
PAINEL TFT COLORIDO
MODOS DE PILOTAGEM
ABS
INDICADORES DE DIREÇÃO DINÂMICOS
REAR MONOSHOCK
Equipamentos eletrônicos de última geração
O pacote eletrônico de última geração da Diavel V4 é baseado no uso de uma plataforma inercial de 6 eixos (6D IMU – Inertial Measurement Unit) capaz de detectar instantaneamente o ângulo de rotação, guinada e inclinação da motocicleta.
Os parâmetros de operação de cada controle estão associados por padrão aos quatro modos de pilotagem com os quais a Diavel V4 está equipada: Sport, Touring, Urban e o novo modo Wet, projetado especificamente para superfícies de baixa aderência. Cada modo de pilotagem inclui um modo de potência, que define o nível máximo de potência que pode ser entregue e a resposta do motor, bem como os níveis de intervenção dos sistemas eletrônicos de assistência à condução.
Modo de pilotagem Sport
O modo de pilotagem Sport é o de melhor desempenho. A Diavel V4, com este Riding Mode, entrega os seus 168 CV com uma resposta direta e corajosa.
Modo de pilotagem Touring
No modo de pilotagem Touring, a potência máxima da Diavel V4 permanece nos 168 CV, mas a entrega é mais suave e progressiva e o nível de intervenção do DTC e DWC é aumentado para maior controle do veículo.
Modo de pilotagem Urban
A entrega de potência do modo de pilotagem Urban é reduzida para 115 cv (Modo de Baixa Potência) com uma resposta particularmente suave e progressiva para melhor gerir as mudanças contínuas de superfície.
Modo de pilotagem Wet
O modo de pilotagem Wet foi projetado para pilotar em superfícies de baixa aderência ou, mais precisamente, em condições molhadas.
Rosso Ducati, Brilliant Black
Disponível no clássico vermelho Ducati ou no preto brilhante.
Apesar de a Ducati Diavel já ser uma moto de alto desempenho, ainda que tenha proposta de estradeira moderna, isso não impediu a marca de fazer uma moto ainda mais potente.
Esta máquina inclui um tempo de 0 a 100 km/h em menos de três segundos. Também produz 170 cavalos de potência e 12,8 kgfm de torque a 7.500 rpm. Este motor também pode utilizar um sistema de desativação estendido para os dois cilindros traseiros, conforme necessário, para reduzir o consumo de combustível e as emissões ao funcionar em baixas velocidades.
A suspensão consiste em uma configuração de garfo dianteiro totalmente ajustável de 50 mm, bem como um monochoque traseiro totalmente ajustável. As pinças de freio Brembo Stylema param você na frente, juntamente com um par de discos de freio de 330 mm. A Ducati diz que o peso seco desta bicicleta é de 223 kg, o que é 13 kg mais leve do que a Diavel 1290 S.
Por : Paula Carvalho
Fonte: Ducati Brasil / Motor 1.com