Ford Fiesta terá produção encerrada em 2023, afirma revista.

Ford Fiesta terá produção encerrada em 2023, afirma revista.

outubro 25, 2022 Off Por motoractionbrasil

Assim como o Focus, Fiesta sairá de linha sem ganhar um sucessor.

Ford Fiesta 2022

À venda por 46 anos, o Ford Fiesta é um dos ícones do segmento de carros compactos. Teve sete gerações e foi além da carroceria hatch, com versões sedã e até mesmo uma minivan. Parece que os compactos estão perdendo espaço no mundo automotivo, segundo uma reportagem da revista britânica Auto Express. A publicação diz que a Ford está prestes a anunciar o fim da produção do Fiesta.

Citando fontes ligadas à empresa, a Auto Express descobriu que a Ford irá informar algumas fornecedoras que a produção do Fiesta será encerrada em meados do ano que vem. Quando procurada pela revista, a fabricante recusou-se a comentar sobre o possível fim do compacto: “Estamos acelerando nossos esforços para ser totalmente elétricos e, assim, rever nosso portfólio de veículos de acordo com nossa estratégia de negócios. Não iremos comentar sobre especulações e iremos divulgar mais informações nos próximos meses.”

Ford Fiesta 2022

Ford Fiesta terá produção encerrada em 2023, afirma revista.
Ford Fiesta terá produção encerrada em 2023, afirma revista.
Ford Fiesta terá produção encerrada em 2023, afirma revista.

Ford Fiesta terá produção encerrada em 2023, afirma revista.
Ford Fiesta terá produção encerrada em 2023, afirma revista.

O Fiesta ainda é produzido em Colônia (Alemanha), onde a Ford planeja montar carros elétricos com a plataforma MEB do Grupo Volkswagen. É um destino diferente do Puma, um pequeno utilitário que substituiu o EcoSport na Europa e usa a mesma plataforma que o Fiesta. Ao contrário do hatch, o Puma ganhará uma versão elétrica em 2024, a ser montada em Craiova (Romênia), junto com a variante com motor a combustão.

A Ford já simplificou a linha do Fiesta recentemente, acabando com a versão de duas portas, ecoando as alterações feitas por concorrentes como Volkswagen e Stellantis. O hatches de duas portas tem perdido espaço nas vendas há anos por serem menos práticos.

A Auto Express cita Stuart Rowley, chefe de transformação e qualidade da Ford Europa, que teria dado dicas de que o Fiesta poderia retornar um dia: “Este não é o fim da jornada. Iremos vender apenas carros elétricos a partir de 2030. Estamos ansiosos para desenvolver planos para o futuro.”

Ford Fiesta 2022

Mais de 16 milhões de Fiestas foram vendidos desde o seu lançamento original em 1976, fazendo com que seja um dos produtos mais vendidos da Ford de todos os tempos. A sétima geração ganhou uma reestilização no ano passado, recebendo faróis LED matrix e um pouco mais de torque para a versão ST. Parece que estas mudanças não foram o suficiente para aumentar as vendas, em um mercado cada vez mais obcecado por SUVs.

No Brasil, o Fiesta saiu de linha em 2019. Era produzido em São Bernardo do Campo (SP), mas começou a perder espaço quando o novo Ka chegou às lojas, com tamanho bem próximo e os mesmos motores, porém custando menos. Para piorar, começaram a aparecer os problemas com o câmbio automatizado Powershift, o que gerou uma imagem negativa para o hatch. 

O Fiesta não será o único clássico da Ford a dar adeus em breve. A própria Ford confirmou que o Focus não terá uma nova geração e sairá de linha em 2025.

Fonte: Auto Express