Gasolinas aditivadas de nova geração chegam ao mercado em março.
fevereiro 24, 2022Vibra, distribuidora da Petrobras, anunciou as novas composições para as gasolinas Grid e Podium.
Novas gasolinas da Petrobras contam com uma nova tecnologia de aditivos | Imagem: Divulgação / Rodolpho Pupo / Vibra
As novas gasolinas Grid e Podium da Petrobras começam a chegar aos postos no próximo mês. De acordo com a Vibra, antiga BR Distribuidora, a nova geração dos combustíveis conta com uma tecnologia de aditivação feita em parceria com a alemã BASF.
Batizada de Tecno 3, a evolução das gasolinas contam com componentes químicos que promovem maior limpeza e proteção para o motor, além de contribuir para otimizar a economia de combustível.
Além disso, o desgaste do propulsor também é reduzido, o que colabora com a manutenção do veículo.
Entre seus principais benefícios, a nova fórmula das gasolinas reduz a formação de resíduos, bem como é capaz de remover os já existentes nas partes internas do motor, como, por exemplo, nas válvulas.
Os combustíveis foram testados por mais de 700 horas em laboratórios da Alemanha, Estados Unidos e Brasil, e com motores de diversas fabricantes, entre elas Fiat, Ford e Mercedes-Benz.
Diferenças das gasolinas
Gasolina aditivada da Petrobras, a Grid vai ser a opção mais acessível com a tecnologia Tecno 3.
Segundo a Vibra, o combustível foi testado até mesmo em válvulas já sujas e, após um teste com ciclo de gasolina comum e um novo com a Grid, a nova gasolina foi capaz de remover 82% dos resíduos que estavam acumulados.
Já a proteção contra desgastes e corrosão está três vezes melhor do que na Grid anterior, além de ser 53% superior ao da gasolina comum. Uma maior proteção contra ferrugem também foi notada.
Os mesmos benefícios são encontrados na Petrobras Podium, a gasolina premium da empresa. Mais caro, esse combustível é voltado para carros de alto desempenho e com taxa de compressão acima de 10:1, por conta de sua alta octanagem (RON 102). O teor de enxofre também é significativamente mais baixo, no caso de 30 ppm (partes por milhão).
As novas gasolinas da Petrobras chegam aos postos BR em março, mas inicialmente serão vendidos nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, chegando gradativamente a todo o território nacional.