Gol vende quase 12 mil carros e é líder geral em julho.

Gol vende quase 12 mil carros e é líder geral em julho.

agosto 1, 2022 Off Por motoractionbrasil

Hatch compacto não emplacava tanto desde dezembro de 2014. Modelo da Volkswagen pulou para 5º lugar no ranking acumulado de 2022.

Volkswagen Gol 2022

Gol, veículo mais vendido do Brasil em todos os tempos, quebrou um tabu de quase oito anos ao voltar a emplacar mais de 10 mil veículos em um único mês. O hatch compacto da Volkswagen foi além ao vender 11.925 unidades, superando a Strada em julho e subindo para o 5º lugar no ranking acumulado de 2022 – os dados finais ainda podem variar.

A última vez que o Gol havia emplacado acima de 10 mil carros foi em dezembro de 2014 quando a VW registrou 24.150 unidades vendidas. Naquele ano, o Palio havia fechado na liderança por uma diferença pequena. Eram outros tempos em que carros de entrada ainda respondiam pelo grosso do mercado.

No ano seguinte, o Onix, da Chevrolet, já assumia a liderança, só perdida após o início da pandemia, que complicou todo o processo fabril no mundo.

O resultado de julho também foi o maior volume de emplacamentos de um modelo em 2022. Até então, a picape da Fiat havia sido única a romper a barreira dos cinco dígitos em maio, quando emplacou 11.532 unidades.

Projeção de Kleber Silva para o futuro Gol Last Edition
Projeção de Kleber Silva para o futuro Gol Last Edition

Com o crescimento acelerado nas vendas, o Gol chegou a julho atrás apenas do HB20, Onix e do irmão T-Cross, além da Strada. Se mantiver o ritmo em agosto, o VW passará o SUV dentro de algumas semanas já que a diferença entre eles é pequena.

Superar os rivais da Chevrolet e Hyundai, no entanto, será mais complicado. O Onix também teve um mês bom após um período irregular e o HB20 deve subir graças à linha 2023 com visual atualizado.

Ironia do destino, o bom momento do Gol ocorre às vésperas do fim da atual geração. A Volks prepara inclusive uma versão de despedida, a Last Edition. Ainda não dá para cravar que o nome “Gol” poderá morrer, mas a montadora alemã certamente tem um sucessor diferente a caminho.