Great Wall compra fábrica da Mercedes em Iracemápolis, diz jornal.

Great Wall compra fábrica da Mercedes em Iracemápolis, diz jornal.

julho 5, 2021 Off Por motoractionbrasil

Marca chinesa deve apostar em SUVs e picape média para o mercado brasileiro.

Em breve teremos mais uma marca chinesa produzindo carros no Brasil. A Great Wall Motors teria comprado a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP) e já teria até confirmado o negócio em um jornal interno da empresa, como revela jornal. A aquisição deve ser anunciada em breve e os rumores apontam que a Great Wall trabalhará com SUVs e até uma picape média, embora não esteja claro quais serão montados por aqui.

De acordo com o jornalista Marcelo Ninio, a Great Wall fechou negócio com a Mercedes-Benz há cerca de duas semanas. Embora ainda não tenha feito um anúncio público, a fabricante chinesa comemorou o fato em uma publicação de circulação interna, que teria sido distribuída no dia 25 de junho. Nela, a marca dá detalhes sobre o complexo em Iracemápolis e que a linha de montagem estaria dentro do padrão para montar carros da empresa.

Galeria: Fotos: um passeio pela fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP)

https://cdn.motor1.com/images/mgl/Grbwx/s6/fotos-um-passeio-pela-fabrica-da-mercedes-benz-em-iracemapolis-sp.jpg
https://cdn.motor1.com/images/mgl/ze0ZW/s6/fotos-um-passeio-pela-fabrica-da-mercedes-benz-em-iracemapolis-sp.jpg
https://cdn.motor1.com/images/mgl/6xO77/s6/fotos-um-passeio-pela-fabrica-da-mercedes-benz-em-iracemapolis-sp.jpg
https://cdn.motor1.com/images/mgl/NN6Xl/s6/fotos-um-passeio-pela-fabrica-da-mercedes-benz-em-iracemapolis-sp.jpg

A fábrica de Iracemápolis foi desativada pela Mercedes-Benz em dezembro passado. A linha de montagem operava muito abaixo da capacidade máxima e a pandemia piorou a situação, levando à decisão de encerrar a produção de carros no país para voltar a ter somente modelos importados. Esta escolha não afetou a fábrica em São Bernardo do Campo (SP) que segue fazendo caminhões.

O interesse da Great Wall no Brasil é bem antigo. Dez anos atrás, a empresa chegou a anunciar que teria uma fábrica no país, com o plano de montar 100 mil carros por ano. Na época, a operação seria em parceiria com uma empresa local e a escolhida era o Grupo Caoa, que queria erguer o complexo na Paraíba. A situação azedou após complicações da empresa com o governo local; a chegada do “Super IPI”, que sobretaxou os carros importados e impôs cotas de importação; e a crise econômica.

Esta nova tentativa da fabricante chinesa está alinhada com seus planos globais. A empresa tem adquirido complexos de outras marcas na Ásia, comprando a fábrica da General Motors na Tailândia e negociando outra da GM na Índia. A Great Wall já iniciou a produção também na Rússia e, na época, disse que era um passo importante pois “ajuda a economia chinesa a ganhar novos espaços no mercado global.”Haval H6 2021Great Wall Poer

Segundo o WM1, a Great Wall iniciaria sua operação primeiro com modelos importados, apostando nos veículos mais caros e com uma rede composta por 60 concessionárias. Neste primeiro momento, a aposta seria o SUV médio Haval H6 e a picape média Poer, com a homologação acontecendo em 2022. A produção local ficaria para depois de 2024 e devemos ver opções mais baratas montadas aqui, como os crossovers Haval H2 e Haval H4. Também haveria um plano de trazer um modelo da marca de elétricos Ora e um da divisão de luxo Wey, servindo de vitrine.