HB20 e Creta fazem dobradinha da Hyundai no varejo em setembro/21.
outubro 6, 2021Honda Civic supera Toyota Corolla após longo período, por apenas 3 unidades de diferença.
A participação do varejo nos emplacamentos do mercado brasileiro chegou a 61,71% dos 142.354 automóveis e comerciais leves registrados em setembro. Após seis meses consecutivos no topo, a Fiat (13,78%) foi superada pela líder VW (14,39%) e pela Chevrolet (13,82%). Hyundai (13,39%) e Toyota (11,52%) completaram as cinco primeiras posições.
Perto dos 80% de seu total, o HB20 (5.665) chegou ao 5º mês consecutivo no topo entre automóveis e no geral. O ótimo resultado da Hyundai foi completado pela 2ª posição do Creta (4.013), líder entre os SUVs e crossovers – a nova geração começou a ser entregue apenas no dia 28 de setembro. Numa disputa muito acirrada pelo 3º lugar, o Fiat Mobi (3.897) levou a melhor sobre um Chevrolet Tracker (3.836) que voltou às primeiras posições após a retomada da produção. O Tracker pode ser afetado no mês que vem, pois os trabalhadores da fábrica em São Caetano do Sul (SP) iniciaram uma greve.
11º colocado no geral, o Chevrolet Onix (3.717) voltou ao top 5 do varejo após meses de ausência. A retomada da marca norte-americana foi completada com a 8ª posição do Onix Plus (3.215), líder entre os sedãs. Separados por apenas 90 unidades, Honda HR-V (3.313) e Volkswagen T-Cross (3.223) foram 6º e 7º colocados, respectivamente. Pódio em julho e agosto, o Toyota Corolla Cross (2.792) caiu para 10º.
Vice no mês anterior, o Fiat Argo (2.086) foi superado pelo VW Fox (2.115), este com ameaça de aposentadoria cada vez mais próxima, e despencou para 13º. Setembro ainda marcou algo pouco usual nos últimos anos, o Honda Civic à frente do Toyota Corolla – ainda que por apenas 3 unidades (1.779 x 1.776). Como curiosidade, apenas os Caoa Chery Tiggo 3X (799), Arrizo 6 (346) e Tiggo 2 (225) tiveram todos os seus registros no varejo.
Os 50 carros mais vendidos no varejo em setembro:
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | SET. 21 |
1º | HYUNDAI HB20 | 5.665 | 79,26% | 7.147 |
2º | HYUNDAI CRETA | 4.013 | 88,20% | 4.550 |
3º | FIAT MOBI | 3.897 | 85,20% | 4.574 |
4º | CHEVROLET TRACKER | 3.836 | 97,46% | 3.936 |
5º | CHEVROLET ONIX | 3.717 | 86,22% | 4.311 |
6º | HONDA HR-V | 3.313 | 94,60% | 3.502 |
7º | VW T-CROSS | 3.223 | 56,22% | 5.733 |
8º | CHEVROLET ONIX PLUS | 3.215 | 85,80% | 3.747 |
9º | VW NIVUS | 2.849 | 84,89% | 3.356 |
10º | TOYOTA COROLLA CROSS | 2.792 | 91,54% | 3.050 |
11º | NISSAN KICKS | 2.535 | 87,32% | 2.903 |
12º | VW FOX | 2.115 | 90,35% | 2.341 |
13º | FIAT ARGO | 2.086 | 42,48% | 4.911 |
14º | JEEP RENEGADE | 1.840 | 40,86% | 4.503 |
15º | HONDA CIVIC | 1.779 | 94,08% | 1.891 |
16º | TOYOTA COROLLA | 1.776 | 77,89% | 2.280 |
17º | HYUNDAI HB20S | 1.611 | 71,00% | 2.269 |
18º | JEEP COMPASS | 1.539 | 22,56% | 6.823 |
19º | RENAULT KWID | 1.473 | 75,04% | 1.963 |
20º | VW GOL | 1.323 | 42,12% | 3.141 |
21º | TOYOTA SW4 | 1.099 | 95,15% | 1.155 |
22º | HONDA WR-V | 1.064 | 94,58% | 1.125 |
23º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 1.030 | 91,80% | 1.122 |
24º | VW TAOS | 935 | 85,62% | 1.092 |
25º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 911 | 85,70% | 1.063 |
26º | TOYOTA YARIS HATCH | 870 | 84,80% | 1.026 |
27º | VW VIRTUS | 820 | 66,08% | 1.241 |
28º | FIAT CRONOS | 806 | 35,01% | 2.302 |
29º | CAOA CHERY TIGGO 3X | 799 | 100,00% | 799 |
30º | FIAT SIENA | 759 | 63,67% | 1.192 |
31º | VW POLO | 688 | 90,65% | 759 |
32º | HONDA CITY | 612 | 93,87% | 652 |
33º | RENAULT CAPTUR | 507 | 85,35% | 594 |
34º | TOYOTA YARIS SEDAN | 492 | 82,27% | 598 |
35º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 433 | 92,52% | 468 |
36º | HONDA FIT | 433 | 96,22% | 450 |
37º | RENAULT DUSTER | 425 | 40,25% | 1.056 |
38º | CAOA CHERY ARRIZO 6 | 346 | 100,00% | 346 |
39º | NISSAN VERSA | 345 | 50,51% | 683 |
40º | BMW 320i | 315 | 72,08% | 437 |
41º | CITROËN C4 CACTUS | 312 | 20,23% | 1.542 |
42º | BMW X1 | 296 | 65,63% | 451 |
43º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 281 | 42,64% | 659 |
44º | MITSUBISHI OUTLANDER | 265 | 91,70% | 289 |
45º | RENAULT SANDERO | 262 | 53,47% | 490 |
46º | CAOA CHERY TIGGO 2 | 225 | 100,00% | 225 |
47º | HYUNDAI IX35 | 182 | 86,67% | 210 |
48º | MITSUBISHI PAJERO | 176 | 96,70% | 182 |
49º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 173 | 86,50% | 200 |
50º | CHEVROLET CRUZE SPORT6 | 168 | 89,36% | 188 |
Entre os comerciais, a Toyota Hilux emplacou quase 600 unidades a mais do que a Fiat Toro (3.041 x 2.476) e garantiu a 2ª liderança consecutiva. Com praticamente 100% de seus registros na modalidade, a Ford Ranger (1.342) superou por apenas 36 unidades a Fiat Strada (1.306) e assegurou presença no pódio. A Mitsubishi L200, com 790 unidades, fechou o top 5, enquanto VW Amarok (238) e Renault Duster Oroch (206) ficaram fora do top 10.
Os 50 comerciais leves mais vendidos no varejo em setembro:
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | SET. 21 |
1º | TOYOTA HILUX | 3.041 | 69,18% | 4.396 |
2º | FIAT TORO | 2.476 | 36,14% | 6.852 |
3º | FORD RANGER | 1.342 | 99,41% | 1.350 |
4º | FIAT STRADA | 1.306 | 22,63% | 5.772 |
5º | MITSUBISHI L200 | 790 | 61,91% | 1.276 |
6º | FIAT FIORINO | 674 | 29,10% | 2.316 |
7º | NISSAN FRONTIER | 668 | 56,42% | 1.184 |
8º | CHEVROLET S10 | 638 | 15,07% | 4.234 |
9º | HYUNDAI HR | 278 | 85,28% | 326 |
10º | KIA K2500 | 265 | 100,00% | 265 |
11º | VW AMAROK | 238 | 47,50% | 501 |
12º | PEUGEOT EXPERT | 237 | 52,43% | 452 |
13º | VW / MAN EXPRESS | 226 | 72,67% | 311 |
14º | RENAULT DUSTER OROCH | 206 | 39,85% | 517 |
15º | CITROËN JUMPY | 182 | 60,47% | 301 |
16º | IVECO DAILY 35-150 | 163 | 100,00% | 163 |
17º | VW SAVEIRO | 144 | 10,37% | 1.389 |
18º | RENAULT MASTER | 120 | 17,12% | 701 |
19º | FIAT DUCATO | 89 | 35,89% | 248 |
20º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 | 77 | 100,00% | 77 |
21º | IVECO DAILY 30-130 | 75 | 78,13% | 96 |
22º | EFFA V21 | 73 | 100,00% | 73 |
23º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 | 54 | 100,00% | 54 |
24º | EFFA V22 | 25 | 100,00% | 25 |
25º | CHEVROLET MONTANA | 19 | 65,52% | 29 |
26º | PEUGEOT BOXER | 17 | 80,95% | 21 |
27º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 16 | 100,00% | 16 |
28º | PEUGEOT PARTNER | 13 | 19,12% | 68 |
29º | CITROËN JUMPER | 12 | 80,00% | 15 |
30º | FOTON AUMARK 3.5-14DT | 7 | 100,00% | 7 |
31º | EFFA V25 | 3 | 100,00% | 3 |
32º | FIAT DOBLÒ | 3 | 10,00% | 30 |
33º | FOTON AUMARK 1039 | 3 | 100,00% | 3 |
34º | MERCEDES-BENZ VITO | 3 | 100,00% | 3 |
35º | IVECO DAILY | 2 | 40,00% | 5 |
36º | JAC V260 | 2 | 100,00% | 2 |
37º | LVTON LT S14 C | 2 | 100,00% | 2 |
38º | CHEVROLET CHEVY | 1 | 100,00% | 1 |
39º | CHEVROLET D20 | 1 | 100,00% | 1 |
40º | EFFA K01 | 1 | 100,00% | 1 |
41º | FORD F150 | 1 | 100,00% | 1 |
42º | IVECO DAILY 30S13 | 1 | 100,00% | 1 |
43º | IVECO DAILY 5516 | 1 | 100,00% | 1 |
44º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 | 1 | 100,00% | 1 |
45º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 | 1 | 100,00% | 1 |
46º | RAM 1500 | 1 | 2,04% | 49 |
47º | RENAULT KANGOO | 1 | 100,00% | 1 |
Fonte: Fenabrave