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Hilux a hidrogênio dará as caras nas Olimpíadas de Paris
junho 14, 2024![](https://motoractionbrasil.com.br/wp-content/uploads/2024/06/ae4da57d3cdbcd02e156c2b835d8842a.jpg)
Faltam poucos dias para o início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. E não são só os atletas que estão na contagem regressiva para o maior evento do esporte mundial.
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A Toyota corre para apresentar a nova versão a hidrogênio da picape Hilux nas Olimpíadas.
A Toyota corre para apresentar a nova versão a hidrogênio da picape Hilux nas Olimpíadas.
![Toyota Hilux a hidrogênio](https://s2-autoesporte.glbimg.com/wJ6JoVZNCZIWiyFybmDwEtiN93c=/0x0:1800x1298/888x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_cf9d035bf26b4646b105bd958f32089d/internal_photos/bs/2024/u/E/7iJu0tSpmYKSrMmwJRZQ/toyotahiluxhidrogenio001.jpg)
A Toyota, visando atender à crescente tendência global à descarbonização, desenvolveu 10 protótipos da Hilux movida a hidrogênio. A caminhonete média busca uma alternativa aos combustíveis fósseis e à eletricidade, utilizando a tecnologia do sedã Mirai.
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Projeto desenvolvido na Grã-Bretanha
A matriz da montadora japonesa na Grã-Bretanha foi a responsável pelo projeto, revelado no fim de 2022. O primeiro protótipo foi apresentado no segundo semestre do ano passado. Dos 10 veículos com esta tecnologia, cinco são destinados aos estudos de campo – para testes como durabilidade, desempenho e segurança – enquanto o restante será utilizado como demonstração para clientes e a mídia.
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A caminhonete equipada com esta tecnologia tem visual parecido com o da versão a combustão, com 5,32 m de comprimento e criada em cima da versão de cabine estendida.
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Tecnologia promissora
A Hilux movida a hidrogênio possui três tanques de hidrogênio de alta pressão integrados ao chassi, com capacidade de 7,8 kg. O modelo conta ainda com uma pilha de células de combustível de eletrólito de polímero, capazes de produzir energia e armazená-la em uma bateria de íons de lítio, posicionada na parte de trás da caminhonete.
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O projeto conta com um motor elétrico instalado no eixo traseiro, que rende 180 cv e 30,5 kgfm de torque, com tração traseira. Por ser um motor leve, a caminhonete movida a hidrogênio possui maior capacidade de reboque e de carga útil se comparada com uma caminhonete 100% elétrica. A autonomia é de 600 km entre os reabastecimentos.
Desenvolvimento em andamento
A montadora, pioneira em veículos flex, está realizando diversos testes com células de hidrogênio, visando equipar os variados modelos do portfólio da fabricante. Sua terceira geração está em desenvolvimento e tem previsão de equipar os modelos na linha de produção entre 2026 e 2027.
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Segundo os executivos da marca, a expectativa é que a Europa seja o maior mercado consumidor desta tecnologia de célula de combustível até 2030. Por enquanto, a Toyota Hilux movida a hidrogênio ainda não tem data de lançamento oficial confirmada e nem confirmação de vinda ao Brasil.
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A iniciativa da Toyota demonstra que as montadoras cada vez mais estão se dando conta da necessidade de desenvolver alternativas sustentáveis para seus veículos, alinhando-se às demandas de um mercado cada vez mais consciente dos impactos ambientais.
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Por: Paula Carvalho
Fonte: Auto Esporte / CarrosComCamanzi