Honda de 1990 nunca emplacada sai por mais de R$ 400 mil em leilão inglês.

Honda de 1990 nunca emplacada sai por mais de R$ 400 mil em leilão inglês.

maio 19, 2022 Off Por motoractionbrasil

A RC30 foi uma das esportivas mais icônicas da marca há mais de 30 anos.

1990 Honda VFR750R RC 30 - Right Side 2

Em 14 de maio de 2022, uma Honda VFR750R RC30 1990 nunca emplacada estabeleceu um novo recorde de leilão no Reino Unido. A moto em questão estava nas mãos de colecionadores particulares desde que era nova, nunca foi registrada e mostra apenas 2 milhas (cerca de 3,2 km) no odômetro. 

Quando era nova, a RC30 era vendida por 8.499 libras esterlinas, cerca de 16.972,29 em valores atualizados (R$ 103.858). Mas a esportiva da Honda, que já é extremamente rara em condições normais, quanto mais neste estado, claramente não foi vendida por este “mísero” preço. Então, qual foi esse número mágico? O comprador desembolsou 65.250 libras esterlinas, o que dá mais de R$ 400 mil.

Como diz o anúncio, esta Honda RC30 em particular foi exportada do Japão para a Itália, onde se tornou parte da Coleção David Silver Honda até 2017. Foi então vendida “como nova” e o vencedor do leilão também receberá o kit de ferramentas original, tal como foi enviado pela Honda há 32 anos, assim como o manual do proprietário, um suporte e toda a documentação italiana relevante para acompanhar a esportiva. 

Os números de produção da Honda RC30 variam muito, mas acredita-se que algo entre 3.000 e 5.000 unidades foram produzidos pela marca globalmente. Entre 1987 e 1990, esta moto rapidamente se estabeleceu na mente de qualquer um que amasse as corridas da época. Pilotos como Joey Dunlop, Carl Fogarty e Fred Merkel foram vitoriosos a bordo da RC30. Esta era A moto para se ter até o início dos anos 1990 e claramente ainda está no topo da lista de máquinas históricas desejáveis mais de 30 anos depois. 

A RC30 também pode ter ganhado notoriedade recentemente por ter sido um dos últimos projetos com o envolvimento de Soichiro Honda, fundador da marca. A produção original pequena serviu apenas para que a Honda homologasse suas motos de corrida propriamente ditas.

Fonte: Silverstone Auctions

1990 Honda VFR750R RC 30
1990 Honda VFR750R RC 30 - Traço
1990 Honda VFR750R RC 30 - Escape Closeup
1990 Honda VFR750R RC 30 - Discos de freio dianteiro
1990 Honda VFR750R RC 30 - Visão frontal do ângulo esquerdo
1990 Honda VFR750R RC 30 - Visão frontal do ângulo direito
1990 Honda VFR750R RC 30 - Roda Dianteira Lado Direito