Honda Hornet e Transalp de volta: agora com o mesmo motor.
setembro 12, 2022Novas gerações das lendárias motos estão a caminho e vão dividir inédito motor bicilíndrico 750 de 92 cavalos.
Honda Hornet Concept e XL750V Transalp: as novas motos da marca | Imagem: Honda / Jean-Baptiste Rozain/Actumoto
Depois de retornar com a lendária Africa Twin, a Honda prepara mais uma volta ao passado em grande estilo: as novas gerações de Hornet e Transalp estão em desenvolvimento. A expectativa é que ambas carreguem a tradição que está em seus nomes, porém, agora elas podem ser consideradas motos “irmãs”, já que dividirão como base o mesmo motor bicilíndrico de 755 cc de cilindrada.
Não sabemos exatamente qual o cronograma de lançamento, mas sobre a nova geração da Hornet a fabricante japonesa já vem falando abertamente desde o Salão de Milão (EICMA) de 2022, quando o primeiro conceito foi apresentado. Desde lá, diversos teasers foram divulgados até que, finalmente, a empresa revelou os dados do motor da moto.
No caso da Transalp, tudo ainda é mais vago, e não há nenhum apontamento oficial da parte da Honda sobre o modelo. O que aconteceu é que uma unidade da moto, com aparente estado avançado de desenvolvimento, foi flagrada rodando nos Alpes.
Uma nova Hornet bicilíndrica
Em algo que pode mexer com a cabeça dos mais puristas, a nova Hornet será sim uma motocicleta com motor bicilíndrico, em detrimento do clássico 4 canecos da antiga lenda. Quando saiu de linha em 2014, ao ser substituída pela CB 650F, a CB 600F Hornet contava com motor de 4 cilindros e 102 cavalos.
Ainda chamada de Hornet Concept, a nova geração possui o motor de 2 cilindros, que rende 92 cavalos de potência. Ainda é menos do que vemos na Hornet do início dos anos 2000, mas superior ao da atual CB 650R, com seus 88,4 cavalos originários do motor de 4 cilindros. Ou seja, a linhagem original da Hornet que se desenvolveu até a CB 650R atual, seguiu por outro caminho.
Acreditamos, inclusive, que a CB 650R deve seguir em linha, pois conta com visual retrô-moderno Neo Sports Café, enquanto a nova Hornet virá com uma proposta streetfighter. Ela deve se posicionar entre as Yamaha MT-07 e MT-09 no mercado. Por ora, só existem imagens do conceito da nova Hornet e sketches, ou seja, ainda não sabemos qual será o seu visual final.
Transalp de olho da Ténéré 700
Seguindo o que indicavam os rumores vindos da mídia japonesa, a nova XL750V Transalp deve estar equipada com este mesmo bicilíndrico de 755 cc de cilindrada. Inclusive, este propulsor deve dar origem a toda uma nova família de motocicletas. O modelo teve sua “estreia mundial” em um flagra promovido pela publicação Actumoto, da Suíça, enquanto a moto rodava nos Alpes
Ainda é impossível saber quais os detalhes técnicos definitivos da nova Transalp. Nas imagens, podemos ver que o modelo está equipado com pneus mais off-road, além de ter o que aparente ser uma roda aro 21 na dianteira, dando indícios de suas pretensões mais radicais na terra. Ainda há protetor de motor, e sistema com dois discos de freio, na dianteira, e um disco, na traseira. Na dianteira, o modelo conta com ampla bolha dianteira e protetores de mão, enquanto a traseira traz bagageiro.
Se a calibração deste bicilíndrico for a mesma da Hornet e gerar os 92 cavalos, a Transalp deve superar, ao menos neste quesito da atual Yamaha Ténéré 700, com seus 74 cavalos de potência.