Hyundai apresenta novo HB20 com câmbio automático para Copa HB20 2023.

Hyundai apresenta novo HB20 com câmbio automático para Copa HB20 2023.

agosto 1, 2022 Off Por motoractionbrasil

Resta saber se o carro de pista manterá o atual 1.6 aspirado de 160 cv ou ganhará o novo 1.0 turbo.

Hyundai HB20 2023_Copa HB20

Lançado no começo do mês passado, o Hyundai HB20 2023 trouxe consigo mais uma repaginada visual – sendo a maior mudança do modelo até hoje. E quem acompanha automobilismo deve ter notado que a Copa HB20 contava com o HB20 da primeira geração, porém agora o carro usado nas pistas será o modelo mais atualizado lançado recentemente.

Assim como o modelo usado atualmente, o novo HB20 da Copa HB20 é baseado no carro de rua e assim mantém praticamente o mesmo visual. Vale lembrar que não foram revelados muitos detalhes oficialmente, mas é possível apontar algumas características. Logicamente o carro voltado para as pistas traz a pintura de cada equipe e destaque para patrocinadores, além de suspensão mais baixa e rodas de liga-leve – que ao menos no modelo apresentado à imprensa ainda são do antigo jogo de 15 polegadas do HB20 R Spec.

Por fora o novo HB20 de corrida conta ainda com janelas laterais e traseira em policarbonato, material que acaba auxiliando na redução de peso do modelo. O aerofólio traseiro também é novidade e, quem sabe, pode adiantar o estilo do futuro HB20 N Line que será lançado ainda este ano. Seguindo a linha da redução de peso, o hatch tem cabine aliviada que traz apenas o banco de competição tipo concha com cinto de segurança de seis pontos, além de reforço estrutural tubular (o famoso santo-antônio). Nas fotos dá para ver ainda a tela do sistema de injeção da ProTune e extintor de incêndio.

Percebeu o volante esportivo com paddle-shifts e apenas dois pedais na parte de baixo? Pois é, o novo carro da Copa HB20 terá câmbio automático, como confirmado pelo Instagram oficial da categoria. As trocas manuais serão feitas por enormes aletas atrás do volante (mãos robustas e feitas de metal), substituindo a antiga transmissão manual de 6 velocidades em “H” do modelo anterior. Isso significa também que o motor 1.6 aspirado de 160 cv poderá dar lugar ao atual motor 1.0 turbo – ou mesmo ser mantido.

Hyundai HB20 2023_Copa HB20

Ainda não foram divulgados os números de potência do novo HB20 de pista, mas o modelo original 1.0 turbo entrega até 120 cv e 17,5 kgfm de torque. E se considerarmos que uma boa reprogramação em carros turbo geralmente rendem uma boa potência e torque comparado a um carro aspirado, deve vir bastante força por aí. No entanto, a motorização ainda não está confirmada e os detalhes técnicos da categoria ainda estão sendo desenvolvidos. 

“A Copa HB20 se consolidou como uma categoria de grande sucesso no automobilismo nacional, com o maior grid entre os campeonatos disputados no país. Nossa expectativa é aumentar ainda mais a competitividade entre os pilotos e a conexão com o público com a chegada do Novo Hyundai HB20 às pistas nas duas próximas temporadas”. Jan Telecki, diretor de Marketing e Comunicação da Hyundai Américas Central e do Sul.

Copa HB20 2023

Lançada em 2019, a Copa HB20 atrai mais de 50 pilotos e conta com mais de 40 carros por corrida, que acontece nos principais autódromos do Brasil. Fundada por Daniel Kelemen, a Copa HB20 terá o apoio da Hyundai Brasil renovado para a próxima temporada 2023, quando também estreia os novos carros.

“É muito importante para a categoria ter uma montadora apoiando, estando junto da gente, desenvolvendo os produtos e usando a plataforma da Copa HB20 da melhor forma possível. A contínua colaboração com a montadora é fundamental para continuarmos sendo a maior categoria monomarca do Brasil”, destaca Daniel Kelemen.

A última corrida da categoria rolou neste final de semana no Autódromo de Interlagos, quando foi disputada a quarta etapa. A próxima corrida da Copa HB20 vai acontecer nos dias 24 e 25 de setembro em Santa Cruz do Sul (RS).