Hyundai Exter é SUV compacto com porte de HB20X para a Índia.
maio 8, 2023Com menos de 4 metros de comprimento, terá motor 1.2 e deve custar o equivalente a R$ 36,3 mil
No Brasil, o menor SUV da Hyundai é o Creta e, desde o fim do HB20X, a fabriante sul-coreana não tem um modelo de pegada aventureira para o nosso mercado. É bem diferente em outros mercados, onde a empresa tem modelos como o Venue ou o Bayon. Para o mercado indiano, a Hyundai decidiu ter um modelo ainda menor com o Exter, um pequeno utilitário de visual quadrado que será um dos carros mais baratos da marca no país.
O pequeno modelo da Hyundai teve as primeiras imagens divulgadas, embora a marca não tenha comentado sobre medidas. Deve medir menos de 4 metros de comprimento, o que fará com que seja menor até do que o nosso HB20 (que mede 4,01 m). As fotos mostram que a frente terá um visual bem diferente, usando um LED em forma de “H” para iluminação diurna na parte superior e com faróis quadriculares ao lado da grade. O nome do carro aparece por escrito logo abaixo de uma linha preta abaixo do capô.
Ainda não podemos ver a traseira do Exter, mas o compacto parece ter uma coluna traseira texturizada. Há também um vinco bem proeminente que sobe das saias laterais até o canto das lanternas. Também não há imagens do interior, o que é curioso pois a Hyundai já começou a aceitar pedidos na Índia.
Será equipado com um motor 1.2 a gasolina, combinado a um câmbio manual de 5 marchas ou um automatizado, também de 5 posições. Sem uma opção diesel, o Exter apostará em uma outra alternativa, com um 1.2 abastecido com gás natural comprimido, também com transmissão manual. Os clientes poderão escolher entre as versões EX, S, SX, SX(O) e SX(O) Connect.
No momento, está em um período de reservas, com as vendas de fato programadas para começar no 2º semestre deste ano. Os preços devem começar por volta de 600 mil rúpias indianas, o que dá R$ 36.369 na conversão direta pela cotação atual. Isto faz com que seja quase duas vezes e meia mais barato do que o HB20 no Brasil.
Por: Ana Ferreira