IVECO e Hyundai apresentam a primeira Daily movida a célula de combustível.

IVECO e Hyundai apresentam a primeira Daily movida a célula de combustível.

setembro 20, 2022 Off Por motoractionbrasil

O IVECO eDAILY foi apresentado ontem na IAA Transportation em Hanover, na Alemanha.

O IVECO Group e a Hyundai Motor Company revelaram, na IAA Transportation 2022, o primeiro veículo elétrico de célula de combustível

O IVECO Group e a Hyundai Motor Company revelaram, na IAA Transportation 2022, o primeiro veículo elétrico de célula de combustível IVECO eDAILY. Desde a assinatura de um Memorando de Entendimento em março de 2022, as empresas formaram grupos de trabalho conjuntos em diversos fluxos tecnológicos para explorar maneiras de complementar um ao outro no desenvolvimento de veículos elétricos e propulsões alternativas.

Ontem, eles revelam o eDAILY Fuel Cell Electric Vehicle (FCEV), que representa o potencial futuro do veículo de maior sucesso e produção mais longa da IVECO, com uma gama que atualmente inclui propulsões tradicionais, de metano/biometano e o novo veículo elétrico a bateria (BEV).

O protótipo funcional do eDAILY FCEV está equipado com o sistema de célula de combustível de hidrogênio de 90 kW da Hyundai e motor elétrico de 140 kW. Seis tanques oferecem uma capacidade combinada de armazenamento de 12 kg de hidrogênio. O protótipo GVW (Peso Bruto do Veículo) de 7,2 toneladas foi testado na Europa, confirmando autonomia de 350 km, carga útil máxima de 3 toneladas e tempo de reabastecimento em 15 minutos. Enquanto o eDAILY BEV, também lançado hoje no IAA, é mais adequado para viagens curtas, o eDAILY FCEV será uma opção ideal para entregas onde é necessário longo alcance com alta carga útil.

Uma parte integrante do eDAILY FCEV é a bateria da FPT Industrial, a marca de powertrain do Iveco Group, enquanto o sistema de célula de combustível fornecido pela Hyundai é o último passo na jornada de mobilidade de hidrogênio de mais de 20 anos da empresa. A avançada tecnologia de célula de combustível da Hyundai já está em uso em várias aplicações, especialmente no setor de veículos comerciais. O sistema registrou mais de 4,5 milhões de km na Suíça em caminhões pesados, mostrando alto desempenho e confiabilidade.